Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

O meu cão tem medo da trovoada: o que fazer?

Os nossos cães também podem sentir medo ou ansiedade com a aproximação de uma trovoada. Mas como é que os podemos ajudar? Aprenda aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Tal como alguns de nós, os nossos cães também podem sentir medo ou ansiedade com a aproximação de uma trovoada. Existem formas de ajudá-los e atenuar ou mesmo eliminar essa fobia.

Como podemos ajudar o nosso cão que tem medo da trovoada?  

Não se sabe muito bem a causa para que alguns animais mostrem comportamentos de medo quando se aproxima ou durante uma tempestade/trovoada. Sabe-se que os cães que tem medo da trovoada, também se sentem ansiosos com barulhos mais altos, como fogo de artificio. Justifica-se este medo, pela audição captar frequências sonoras que nós não conseguimos ouvir, mas também nas diferenças do campo magnético.

  • Deixe que o seu cão tenha acesso a um local seguro: seja um esconderijo, debaixo de uma mesa, por exemplo, ou no quintal, o importante é que o seu cão se sinta seguro e protegido. Se possível, evite que ele se encontre perto de janelas para que, o seu cão evite ouvir o vento, a chuva e o barulho associado à trovoada.
  • Verifique que não existe nenhum local por onde o seu cão possa fugir: quando o seu cão entra em pânico, pode ter a reação de fuga e consequentemente pode sofrer um acidente grave com ela, perder-se ou mesmo ser atropelado.
  • Fique na mesma divisão que o seu cão: esteja perto dele, mas não o conforte demasiado, com abraços ou mesmo festas, pois pode estar a reforçar e aumentar o medo que o seu animal sente. Tente descomplicar e agir naturalmente, brinque com o seu cão para que ele se distraia. Recompense-o com biscoitos quando ele se mantiver calmo.
  • Por música ambiente: a música, além de ter a capacidade de mascarar o barulho típico da trovoada, ajuda a criar um ambiente relaxado e que o seu cão se sinta seguro.
  • Peça ajuda ao seu Médico Veterinário: quando a situação fica muito complexa, pois existem cães que se magoam a eles próprios, o melhor é consultar o seu Médico Veterinário. Existe medicação que pode ser recomendada e ajudar nesta situação.

É possível que o meu cão perca o medo da trovoada?

Pode levar algum tempo, mas é possível, através da dessensibilização que o seu cão perca, ou melhor, comece a saber lidar com o medo da trovoada. Para isso, promova que o seu cão ouça o barulho da trovoada (com um vídeo retirado da internet, por exemplo) e aumente o volume do vídeo gradualmente. Não se esqueça de ir recompensado o seu cão sempre que fique calmo.

Maria Beatriz Mariano

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta