Barkyn Logo
  • Veterinário
  • Alimentação
  • Barkyn Portugal
BlogTreino

O meu cão não faz xixi na rua. O que faço?

O treino higiénico do cão é um dos passos fundamentais para um convívio pacífico entre todos os habitantes da casa. Para que este seja um sucesso é necessário estabelecer uma rotina, paciência e muito mimo à mistura.

Inês Barros

Inês Barros

Veterinária
4 min de leitura

O melhor para o seu cão

Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

-15%

na 1ª encomenda
SABER MAIS
SABER MAIS

Com que idade devo começar o treino higiénico?

Pode e deve iniciar o treino higiénico a partir do momento que o cachorro vem para sua casa, tendo em atenção que muitos cachorros podem ter dificuldade em controlar os esfíncteres até aos 6 meses de idade.

Devo utilizar jornais ou tapetes higiénicos numa fase inicial do treino higiénico?

O ideal seria conseguir levar o cachorro à rua frequentemente (por exemplo a cada 3 horas), para ele aprender que esse é o local desejado para a eliminação de urina. No entanto, a maioria das pessoas tem empregos que não permitem essa rotina e os cachorros muito jovens, ainda antes de terem o plano vacinal completo, também não devem frequentar zonas que outros cães tenham acesso. Pode, por isso, criar numa fase inicial uma zona da casa específica a que o cachorro tenha acesso quando fica sozinho e que este saiba que a pode utilizar quando sentir vontade de urinar. O objetivo será eliminar essa área, numa fase mais tarde, em que o cão já tenha completo controlo dos esfíncteres e que possa “aguentar” até ser levado à rua. Caso esteja a treinar um cão adulto, deve saltar esta fase e fazer o treino diretamente na rua, mas sabendo que o tem de levar, idealmente, 3 vezes por dia.

 

Como estimular o comportamento de eliminação no local desejado?

O indicado é fazer um reforço positivo do comportamento desejado. Isto quer dizer que sempre que o cão urine na zona onde queremos que ele o faça, devemos dar-lhe atenção, fazendo festas, dizendo expressões de aprovação, brincando com ele e dando um pequeno biscoito ou grão de ração que ele goste bastante. Desta forma, o cão vai associar o facto de urinar em determinado local a uma boa experiência e vai querer repetir o comportamento. Caso tenha começado por permitir ao cachorro urinar numa zona específica dentro de casa, quando chegar a altura de passar apenas para a rua, deve começar a premiar apenas as eliminações na rua e ir retirando, aos poucos, o acesso ao local que o cão costumava utilizar (ex: ao início pode tirar os jornais durante o dia, mas deixar durante a noite).

 

 

Quais as melhoras zonas para levar o cão para os treinos higiénicos?

A maioria das vezes os cães preferem urinar em zonas com relva ou terra, por isso estes serão bons locais para o treino higiénico e deve ir numa fase inicial sempre ao mesmo local, uma vez que o cheiro de urina vai estimular que haja mais eliminações nesse mesmo local. Deve também preferir zonas calmas e sem grandes distrações para o cão, para que o treino seja mais eficaz. A observação atenta do comportamento do cão, particularmente enquanto cachorro, indica quando está prestes a urinar. Assim, o andar à voltas sem sair do mesmo local,  arranhar e cheirar o chão, agachamento nas fêmeas, entre outros sinais, principalmente quando ocorrem a seguir às refeições ou a a uma sesta, são uma boa indicação para colocar o cachorro no local pretendido e premiar caso urine neste mesmo local.

 

Como estabelecer uma rotina de eliminação?

Estabeleça os horários que mais se adequarem à sua rotina, sendo que os momentos a seguir às refeições são uma boa altura para criar a rotina de eliminações. Deve também habituar o cão a urinar à noite, antes de se ir deitar, para que durante a noite não haja “acidentes” e antes de sair de casa por períodos de tempo prolongados. A consistência é bastante importante principalmente numa fase inicial. Por isso, se possível, leve o cão todos os dias nos mesmos horários aos mesmos locais.

 

 

Devo corrigir o cão quando encontro um xixi fora do sítio?

Não. Principalmente se o cão não for apanhado em flagrante, não vai entender o porquê de estar a ser corrigido e não tem qualquer utilidade para a mudança de comportamento.

 

 

Quanto tempo vai demorar até que o cão fique completamente treinado?

É muito váriavel, uma vez que depende de muitos fatores. Depende do cão, da consistência do treino, do número de horas que fica sozinho, do estabelecimento de rotinas, sendo que o principal objetivo é que as eliminações inadequadas sejam cada vez menos frequentes. Tempo, paciência e consistência são as palavras chave para o sucesso do treino higiénico.

 

 

Inês Millet Barros

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Próximo artigo

Chevron Icon

PARTILHE SE GOSTOU!

Facebook IconTwitter IconChain Icon

O melhor para o seu cão

Alimentação saudável entregue à sua porta

A Barkyn entrega ração adaptada às necessidades do seu cão acompanhamento de um veterinário dedicado. Simule agora!

Começar agora
15%
desconto na 1ª encomenda

© Barkyn, Lda. NIF: 514259426 - Love for your dog 2021

VisaCard Icon
MasterCard Icon
PaypalFooter Icon
  • Ajuda
  • Emprego
  • Privacidade
  • Loja