Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

O que é agressividade por medo?

A agressividade nos cães é um problema bastante comum e uma queixa frequente nas consultas de comportamento. Existem vários motivos que podem levar um cão a mostrar agressividade, sendo o medo o mais comum.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Em que consiste?

A agressividade por medo é um dos tipos mais comuns de agressividade nos cães e resulta de qualquer gesto, atitude ou procedimento que provoque medo e stress no cão, por ser algo desconhecido e que este não sabe como reagir. O cão geralmente, estando perante uma destas situações que provocam medo, vai tentar afastar-se e evitar a situação. Se isto não for possível e se o comportamento persistir, podem surgir sinais de aviso, como o rosnar, ladrar, postura encolhida ou mesmo partir para uma agressão, mordendo ou tentando morder. Este tipo de agressividade pode-se manifestar tanto perante humanos como com outros cães ou animais de outras espécies.

A ansiedade e medo são problemas reais em cães: recentemente ficou provado que mais de 70% dos cães têm comportamentos característicos de ansiedade.

Como posso evitar que o meu cachorro desenvolva este tipo de agressividade?

A maior parte das vezes este tipo de agressividade por medo está relacionada com má sociabilização do cachorro (este período de sociabilização decorre entre as 3-12 semanas) e também devido a experiências traumáticas vivenciadas nesta fase (é muito importante que, por exemplo, a primeira consulta veterinária seja o mais positiva possível para o cachorro). Durante este período o cachorro deve ser exposto ao máximo de estímulos possíveis, para que em adulto não os considere como totalmente desconhecidos. Alguns dos estímulos a que deve ser exposto:

  • Crianças;
  • Outros cães (se ainda não tiver concluído o protocolo vacinal, pode na mesma conviver com cães vacinados e em ambiente controlado, como por exemplo em aulas para cachorros);
  • Barulhos normais da rua, como carros, ambulâncias, etc (mais uma vez, mesmo que não tenha concluído o protocolo vacinal, pode ser passeado ao colo, dentro de uma transportadora ou fazendo viagens de carro com a janela aberta);
  • Animais de outras espécies.

Veja aqui este artigo sobre a sociabilização de cachorros.

É possível modificar o comportamento de um cão com agressividade por medo?

Sim, deve ser feita uma consulta de comportamento para avaliação da situação. O Médico Veterinário, muitas vezes em parceria com um treinador/educador canino, vai elaborar o plano de modificação comportamental mais adequado a cada caso.

Inês Millet Barros

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta