Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Xilitol: porque é que é tóxico para os cães?

As vezes apetece-nos mimar os nossos patudos com guloseimas que nós também comemos e gostamos e esquecemos que podemos estar a fazer-lhes mal inocentemente. O envenenamento por xilitol é um bom exemplo disso, saiba onde o encontrar e como evitar dar ao seu cão!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que é o xilitol e onde se encontra?

Resumidamente, o xilitol é uma substância natural que é usada para substituir o açúcar. Esta substância pode ser encontrada em alguns frutos e árvores. Devido ao seu baixo índice glicémico, este produto começou a ganhar popularidade e chamado de adoçante, também o podemos encontrar nas pastas de dentes que utilizamos no nosso dia a dia, desodorizantes e em alguns cremes. Especial atenção às pastilhas elásticas “sem açúcar”, tal como os produtos alimentares assim rotulados, onde o açúcar é muitas vezes substituído por adoçante, ou seja, xilitol. A indústria farmacêutica também utiliza esta substância em alguns xaropes e vitaminas, daí a importância de nunca auto-medicar o seu patudo!

Porque é que o xilitol é tóxico em cães?

Quando nós ou os nossos cães comemos açúcar, o nosso organismo reage com a libertação para a corrente sanguínea com uma hormona chamada de insulina. A insulina tem como objetivo baixar a concentração de açúcar que se encontra na circulação sanguínea. O Xilitol, então, vai promover que a insulina seja libertada em grandes concentrações. Apesar de, a nós humanos essa libertação não nos causar nenhum dano, aos nossos cães vai promover uma hipoglicemia, ou seja, uma baixa repentina da concentração de açucares no sangue. Este efeito pode surgir entre 10 a 60 minutos após o consumo de xilitol.

Descubra neste artigo outros alimentos tóxicos para cães.

Quais são os sintomas de um envenenamento por xilitol?

O(s) sintoma(s) que se pode observar são:

  • Vómito;
  • Fraqueza;
  • Dificuldades de locomoção ou de coordenação;
  • Letargia ou depressão;
  • Tremores;
  • Convulsões;
  • Coma.

Em casos graves pode mesmo levar a uma insuficiência hepática grave e até mesmo à morte!

Qual a quantidade tóxica de xilitol para um cão?

A dose tóxica e que pode levar a uma hipoglicemia é de 100 mg por cada kg que o seu cão tenha, ou seja quanto mais pequeno for o seu cão menor a quantidade de xilitol que tem de consumir para ficar envenenado. Quando maior o seu consumo, maior é o risco de uma insuficiência hepática e mesmo da morte. A concentração de xilitol num produto depende do mesmo e do seu fabricante.

Qual o prognóstico para recuperação de um envenenamento por xilitol?

O prognóstico para a recuperação de um patudo que tenha sofrido um envenenamento por xilitol vai depender da quantidade de substância consumida e do estado em que se encontra quando é assistido.

Assim cães que ainda não apresentem nenhum sintoma de envenenamento ou que a hipoglicemia seja facilmente revertida – Prognóstico bom, em regra geral.

Cães que deem entrada com quadro clínico de insuficiência hepática, alterações de coagulação sanguínea ou mesmo em coma – Prognóstico reservado.

É fundamental que entre em contacto com o seu Médico Veterinário o mais rápido possível para que o seu patudo possa ser assistido. Nunca provoque o vómito nesta situação, pois pode agravar a hipoglicemia e acelerar as consequências deste envenenamento!

Recomendações dos Médicos Veterinários

Qualquer “extra” à dieta habitual do seu patudo, deve ter aprovação médico-veterinária prévia, pois existem alguns alimentos que não são seguros. Além disso, a quantidade de “extras” deve ser ajustada às calorias diárias recomendadas para cada cão.

Procure respeitar uma ração de elevada qualidade como base da dieta, personalizada para o seu cão. Está provado que uma boa alimentação, ajuda a prevenir doenças e aumenta a esperança média de vida.

Maria Beatriz Mariano

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta