Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Como o seu cão vê o mundo: tudo sobre a visão dos cães!

Como é a visão dos cães? Como veem os “seus” humanos? Será que veem bem no escuro? Saiba mais neste artigo!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O sentido da visão nos cães

O olho do cão em termos de estrutura e função é bastante semelhante ao olho do ser Humano. Assim, em geral, eles são capazes de perceber o mundo que os rodeia da mesma forma que nós. Ainda assim, há algumas diferenças na visão dos cães. Continue a ler para saber mais!

Anatomia do olho

A camada interna é composta pela retina e pelo cristalino. A retina está em contato com o humor vítreo e contém as células fotorrecetoras, ou seja, os cones e os bastonetes. É uma parte essencial do olho pois é a estrutura responsável pela formação de imagens. Envia impulsos elétricos para o cérebro através do nervo ótico. Assim, é através da excitação das células que se dá a perceção da cor e da luminosidade, permitindo ao patudo ver o que o rodeia.

Cones

Os cones são células especializadas na acuidade da visão diurna e no reconhecimento da cor. Existem três tipos de cones que apresentam fotopigmentos : o ciano, o verde e o vermelho. O cérebro interpreta os sinais recebidos por esses cones, o que permite processar a diferenciação das cores. Os cães só são capazes de perceber o azul e o amarelo! Por isso o espetro de visão canina só inclui estas cores –completando as restantes com tons de cinza.

O especro de cores nos cães é bastante mais limitado do que o da visão humana.

Bastonetes

Os bastonetes estão concentrados em maior parte na periferia da retina, com cerca de 120 milhões de células, apresentam uma forma semelhante à do cone (um pouco mais alongadas e com segmentos externos cilíndricos) e são importantes para a visão noturna.

Em ambientes pouco iluminados, conseguem captar imagens e fazem discriminação entre diferenciação das tonalidades de claro e escuro. E também dos movimentos e formas das imagens. Assim, a sua principal função é distinguir o claro do escuro.

Além disso, os bastonetes também permitem ao cérebro percecionar a frequência de cintilação. Nos humanos a frequência percecionada é de 60 estímulos por segundo, mas nos cães esta frequência é muito superior.

Os patudos conseguem ver objetos em movimento, como uma bola, muito melhor do que os humanos.

Por outro lado, os cães têm mais dificuldade em percecionar objetos imobilizados. Assim, se esconder objetos para ele procurar, o mais provável é que o seu patudo recorra ao olfato para os encontrar.

No caso dos cães, os bastonetes estão em maior número do que os cones, o que lhes permite ter uma boa visão noturna .

Os cães têm, também, melhor visão periférica, em comparação com humanos! Contudo, a perceção de distâncias (que é possível ser medida tendo por base a visão binocular) é menor do que a nossa!

E porque é que os cães ficam com os olhos coloridos nas fotografias?

Os olhos dos patudos são de facto especiais: o fundo de olho do cão (zona da retina) é colorido, ao contrário dos humanos. Nas fotografias com flash e em ambiente escuro os olhos refletem as cores do fundo do olho e aparecem coloridos!

Em suma, os nossos patudos percebem o mundo de uma forma muito semelhante à nossa, mas com algumas diferenças. Veem melhor ao longe ,distinguem bem objectos em movimento e são muito mais independentes em ambientes pouco iluminados. A visão não deixa de ser, por isso, um sentido muito apurado nos cães e as patologias oculares podem afectar a qualidade de vida do seu cão.

Helena Ferreira

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta