O meu cão fica com soluços frequentemente. Quais poderão ser as causas?

Saúde

Por vezes os nossos patudos sofrem uma crise de soluços, que pode ser de maior ou menor intensidade. Mas porque será que isso acontece? Fique a perceber um pouco melhor esta situação e o que deve fazer.

O que é o soluço?

O soluço trata-se de um movimento involuntário e reflexo do diafragma. O diafragma é um músculo que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal e cuja contração auxilia na respiração. Numa situação normal esses movimentos são subtis e passam despercebidos mas sob certos estímulos, o ar que entra no estômago é forçado a sair sob maior pressão, originando o som característico.

 

Quais são as causas?

Os soluços são muito mais frequentes em cachorros e estão muitas vezes associados ao facto de os níveis de excitação serem muito maiores e mais frequentes. Basta conhecerem uma pessoa diferente, sair de casa, receber um brinquedo novo ou simplesmente a nossa presença, para aumentar os níveis de excitação de um cachorro.

Por outro lado, têm tendência a comer e a beber de uma forma muito mais veloz, o que faz com que seja ingerida grande quantidade de ar no processo. Esse ar vai depois originar o estímulo que despoleta o episódio de soluços.

Qualquer outra situação que possa aumentar a ingestão de ar, pode também originar estes episódios, por exemplo, situação de stress em que o animal fica a arfar e ingere muito ar.

 

O que devo fazer perante um episódio de soluços?

Antes de mais nada deve aguardar porque normalmente são auto-limitantes e acabam por desaparecer. Se vir que os soluços continuam e o seu animal está excitado, deve tentar acalma-lo. Se ele relaxar, a ingestão de ar irá diminuir e, dessa forma, aumenta as hipóteses de ele parar de soluçar.

De um modo geral não são motivo de preocupação. No entanto, se se tornar algo frequente ou o episódio de soluços tiver uma duração maior do que o habitual, deverá sempre fazer um check up no seu médico veterinário habitual.

 

Ana Cláudia Gonçalves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar