Barkyn Logo
  • Veterinário
  • Alimentação
  • Barkyn Portugal
BlogSaúde

Síndrome Vestibular Canina

O Sistema Vestibular é responsável por manter um balanço normal do organismo. Tem componentes centrais localizados no cérebro e componenetes periféricos localizados no ouvido médio e interno. A doença vestibular refere-se então a um distúrbio súbito e não progressivo no equilíbrio. É bastante comum em cães geriátricos (com mais de 8 anos de idade). Continue a sua leitura para ficar a conhecer um bocadinho mais sobre esta patologia 😊

Ana Pinto

Ana Pinto

2 min de leitura

O melhor para o seu cão

Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

-15%

na 1ª encomenda
SABER MAIS
SABER MAIS

Sintomas e sinais visíveis

Maior parte dos cães apresenta uma desorientação súbita, desequilíbrio, head tilt (inclinação da cabeça para um lado) e nistagmos (movimentos oculares involuntários e pendulares). Eles acabam por ter relutância em andar, e os tutores acabam sempre por descrever que “o meu cão está inquieto”. Com o head tilt acabam por se desequilibrar para o lado da inclinação da cabeça.

Como distinguir a doença vestibular periférica da central

Esta distinção é fundamental para se obter um diagnóstico correcto e para ajudar a descartar / revelar patologias subjacentes. Regra geral, a diferenciação é realizada verificando-se se há ausência ou diminuição de reação postural, alteração no nível de consciência (sonolência), nistagmo vertical, entre outras alterações neurológicas correspondentes a lesões em nervos cranianos. Caso algumas destas alterações se verifiquem – temos um diagnóstico presuntivo de Síndrome Vestibular Central, caso contrário – S. V. Periférico.21

Causas do síndrome vestibular nos cães

Algumas causas desta síndrome incluem:

  • Otites médias / internas
  • Fármacos ototóxicos
  • Trauma
  • Tumores
  • Hipotiroidismo
  • Idiopático – Quando não há causa aparente, também designado de Síndrome Vestibular Geriátrica Canina – e é caracterizada tanto por um rápido aparecimento, como uma melhoria praticamente sem intervenção médica nenhuma.

Tratamento recomendado e prognóstico

O tratamento é dirigido à causa da Síndrome Vestibular, se tiver sido identificada. Na maior parte dos casos, terapia de suporte é instituída e a hospitalização é necessária, até o cão conseguir comer e andar por ele. O seu Médico Veterinário habitual realizará um plano de tratamento a seguir.

O prognóstico varia consoante a causa. No entanto, maior parte das síndromes vestibulares têm sinais clínicos apenas durante 24 a 48 horas. Ao fim de 72h já se começa a ver melhorias significativas 😊 O head tilt é o sinal clínico que mais tempo demora a desaparecer, e muitas vezes acaba por ficar como “consequência”

Caso o seu patudo apresente algum destes sinais – entre logo em contacto com o seu Médico Veteinário habitual!

Ana Pinto

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Próximo artigo

Chevron Icon

PARTILHE SE GOSTOU!

Facebook IconTwitter IconChain Icon

O melhor para o seu cão

Alimentação saudável entregue à sua porta

A Barkyn entrega ração adaptada às necessidades do seu cão acompanhamento de um veterinário dedicado. Simule agora!

Começar agora
15%
desconto na 1ª encomenda

© Barkyn, Lda. NIF: 514259426 - Love for your dog 2021

VisaCard Icon
MasterCard Icon
PaypalFooter Icon
  • Ajuda
  • Emprego
  • Privacidade
  • Loja