Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Síndrome Vestibular Canina

A doença vestibular canina refere-se ao distúrbio súbito e não progressivo no equilíbrio. É bastante comum em cães séniores e pode ser grave. Veja aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O síndrome vestibular é um distúrbio súbito e não progressivo no equilíbrio. É bastante comum em cães geriátricos (com mais de 8 anos de idade) e pode ser central ou periférico. Continue a sua leitura para ficar a conhecer um bocadinho mais sobre esta patologia.

Encontre aqui a melhor ração para cão sénior.

O que é o sistema vestibular?

O sistema vestibular é o conjunto de órgãos responsáveis por manter o equilíbrio normal do organismo. Tem componentes centrais localizados no cérebro e componentes periféricos no ouvido médio e interno.

Quais os sintomas do síndrome vestibular canino?

A maioria dos cães apresenta uma desorientação súbita, desequilíbrio, head tilt (inclinação da cabeça para um lado) e nistagmos (movimentos oculares involuntários e pendulares). Os tutores notam que o seu cão está inquieto e com dificuldades no movimento. Com o head tilt acabam por se desequilibrar para o lado da inclinação da cabeça, podem sentir-se nauseados e até vomitar.

Como distinguir a doença vestibular periférica da central?

Esta distinção é fundamental para se obter um diagnóstico correto e para ajudar a descartar patologias subjacentes.

Regra geral, a diferenciação é realizada verificando-se se há ausência ou diminuição de reação postural, alteração no nível de consciência (sonolência), nistagmo vertical, entre outras alterações neurológicas correspondentes a lesões em nervos cranianos. Caso algumas destas alterações se verifiquem – temos um diagnóstico presuntivo de síndrome vestibular central, caso contrário, estamos perante síndrome vestibular periférico.

Quais as causas do síndrome vestibular nos cães?

  • Otites médias / internas
  • Fármacos ototóxicos
  • Trauma
  • Tumores
  • Hipotiroidismo
  • Idiopático – quando não há causa aparente, também designado de Síndrome Vestibular Geriátrica Canina – e é caracterizada tanto por um rápido aparecimento, como uma melhoria praticamente sem intervenção médica.

Como é feito o diagnóstico?

O Médico Veterinário faz o diagnóstico através de um exame físico detalhado. A sintomatologia é bastante típica, mas nem sempre revela qual a causa primária do problema. Por isso, são necessários exames complementares, como análises sanguíneas e TAC ou Ressonância Magnética.

Tem tratamento?

O tratamento é dirigido à causa, se tiver sido identificada. Na maior parte dos casos, terapia de suporte é instituída e a hospitalização é necessária, até o cão conseguir comer e andar por ele. O seu Médico Veterinário habitual realizará um plano de tratamento a seguir.

Qual o prognóstico?

O prognóstico varia consoante a causa. No entanto, maior parte das síndromes vestibulares têm sinais clínicos apenas durante 24 a 48 horas. Ao fim de 72h já se começa a ver melhorias significativas. O head tilt é o sinal clínico que mais tempo demora a desaparecer, e muitas vezes acaba por ficar como “sequela”.

Caso o seu patudo apresente algum destes sinais – entre logo em contacto com o seu Médico Veterinário habitual!

Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.

Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta