Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Cio nas cadelas: como identificar?

Sabe identificar o cio nas cadelas? Conheça os sinais, duração e esclareça as suas preocupações relativas ao ciclo sexual da sua patuda.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que é o cio?

O cio nas cadelas é uma fase do seu ciclo sexual, caraterizada pela presença de corrimento vaginal sanguinolento. É nessa altura que as patudas se preparam para ovular e entrar no período fértil, havendo possibilidade de engravidar.

As cadelas são uma espécie não sazonal, pelo que têm o seu ciclo reprodutivo, em média, cada 6 meses.

Quando é o primeiro cio nas cadelas?

As cadelas começam a ter o cio entre os 6 e os 24 meses de idade, ou seja, ainda enquanto cachorras, sendo as cadelas de raça pequena mais precoces do que as de raça grande.

As cadelas têm o cio durante toda a sua vida, mesmo quando chegam a idade sénior, não existindo a “menopausa” nesta espécie.


Tens questões sobre a nutrição ou a saúde do teu animal? Aconselha-te agora gratuitamente com um veterinário!


Quanto tempo dura o cio de uma cadela? 

O ciclo reprodutivo das cadelas é composto pelo pro-estro, estro, diestro (ou gravidez, se ocorrer fecundação) e anestro.

O cio propriamente dito corresponde às fases do pro-estro e estro, que duram em média, 3 semanas.

  • Pro-estro: dura cerca de 9 dias. A vulva da cadela apresenta um corrimento sanguinolento. Nesta fase o macho interessa-se pela fêmea, mas o oposto não acontece.
  • Estro: tem igualmente a duração média de 9 dias e ainda pode haver a presença de corrimento sanguinolento. A fêmea já aceita o macho. Ocorre a ovulação e há possibilidade da patuda engravidar se ocorrer monta natural ou inseminação artificial.
  • Diestro: segue-se ao estro, caso não ocorra fecundação e gravidez. A cadela não se interessa pelos machos, nem eles por ela. É um momento que exige a atenção do tutor, porque pode surgir gravidez psicológica ou infeções uterinas (piómetras).
  • Anestro: período de repouso hormonal que surge entre cada ciclo e dura aproximadamente 4 a 6 meses.

Sinais de cio nas cadelas

O sintoma mais evidente é o corrimento sanguinolento que é visível na vulva, mas algumas patudas passam esta fase sem qualquer tipo de alteração.

A zona genital também fica mais inchada e avermelhada, nomeadamente a vulva.

Ainda que sejam sinais mais subtis e possam não ser notados em todas as cadelas, é comum que fiquem com menos apetite, procurem mais atenção

É normal, também, nesta fase os machos se sentirem mais atraídos.

Como saber se a minha cadela está no cio?

Os tutores conseguem facilmente perceber se a cadela está em cio quando notam “pinguinhas” de sangue pela casa. Para além disso, é normal aperceberem-se que a patuda passa mais tempo a lamber a vulva – muitas vezes é este o “sinal de alarme” que indica que a época do cio chegou.

Em cadelas inteiras (que não são castradas), o dono pode sempre esperar que, a cada 6 meses, a cadela volte a entrar em cio.

Qual a melhor altura para engravidar?

Das fases do ciclo reprodutivo é no estro que a cadela se encontra fértil. A melhor altura para engravidar pode ser prevista com a ajuda do Médico Veterinário, através da realização de citologias vaginais e doseamento de progesterona sanguínea.

São necessários cuidados especiais durante a época do cio?

Caso as fêmeas convivam com machos não castrados, é necessária alguma atenção durante esta altura. Convém mantê-los separados no início do cio (pro-estro), porque o macho vai tentar montar a fêmea, embora ela não aceite. Na fase seguinte, no estro, o cuidado deve manter-se caso não se deseje uma gravidez.

Enquanto houver sangramento, se a cadela estiver no interior da casa, pode optar por umas cuecas para cão próprias para o cio.

Após o cio, durante o diestro, a ocorrência de piómetras (infeções uterinas) aumenta significativamente. Especial atenção para os principais sinais clínicos: perdas de apetite, apatias e aumentos no consumo de água e quantidade de urina produzida.

Como saber se o cio terminou?

O cio dura aproximadamente 3 a 4 semanas desde o início do sangramento. Atenção, pois mesmo sem corrimento é possível a cadela engravidar.

Deve também estar atento à vulva que volta a ficar menos inchado e o comportamento da cadela também tende a normalizar.

Que soluções existem para que as cadelas não ciclem?

A melhor solução é a realização de esterilização (castração) das fêmeas, que consiste na remoção cirúrgica do útero e dos ovários. Uma vez castradas, as fêmeas deixam de ter o cio. Para além de prevenção de cio, a esterilização previne igualmente o aparecimento de tumores mamários.

No entanto, a esterilização não deve ser realizada durante o cio, mas sim após.

Existem outras opções, menos aconselhadas, para interrupção do cio, á base de medicação hormonal.

Esta medicação existe sob a forma de comprimidos – conhecidos como “pílula para cadelas” – ou injeção. É desaconselhada por estar associada ao aumento significativo da incidência de cancro de mama e piómetras.

Daniela Leal
Médica Veterinária 

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta