Sangue nas fezes do cachorro: o que fazer?

Saúde

Encontrar sangue nas fezes dos nossos patudos é um sinal de alarme para os tutores e gera bastante preocupação. Contudo, nem todas as causas que levam à presença de sangue nas fezes são graves. Leia para ficar a saber mais sobre este assunto.

Inspecionar as fezes dos cachorros diariamente é uma boa prática na deteção precoce de problemas de saúde!

Existem diversos tipos de fezes e o seu significado varia mediante a sua consistência, cor e frequência.

No que toca à presença de sangue nas fezes, é importante perceber que existem variados motivos, uns com menos gravidade do que outros, mas todos requerem atenção do dono e avaliação Médico-Veterinária. Por isso, se o seu patudo apresentar sangramento, aconselhamos que seja realizada consulta médico-veterinária com urgência.

O sangue pode surgir nas fezes de duas formas distintas:

  1. Hematosquezia: O chamado “sangue vivo”, de cor avermelhada, que indica a presença de sangue fresco nas fezes. Neste caso, o sangramento tem origem no sistema digestivo inferior, isto é, no intestino grosso ou ânus. Pode verificar sangue vivo misturado com as fezes ou até mesmo em gotinhas que caem enquanto o patudo defeca.
  2. Melena: Fezes muito escuras, de cor alcatrão, que indicam a presença de sangue digerido, ou seja, sangramento que teve origem no sistema digestivo superior.

Após identificada a presença de sangue nas fezes do seu cachorro, é imprescindível diagnosticar a causa. Para tal, o Médico Veterinário poderá ter necessidade de realizar alguns exames complementares, como análises sanguíneas e fecais, radiografias ou ecografias abdominais.

De entre as causas mais comuns de hematosquezia podemos encontrar:

  1. Parasitas gastrointestinais
  2. Parvovirose canina
  3. Intolerâncias e/ou indiscrições alimentares
  4. Gastroenterites hemorrágias víricas, que não a Parvovirose
  5. Stress
  6. Feridas rectais
  7. Tumores
  8. Obstruções intestinais

Já no que toca à presença de melena, pode dever-se a:

  1. Complicações de cirurgia
  2. Úlceras gástricas e/ou duodenais
  3. Abuso de anti-inflamatórios não esteróides (AINE’s)
  4. Tumores
  5. Obstruções intestinais

O tratamento do cachorro com sangue nas fezes depende da causa envolvida. Após consulta Médico-Veterinária, o especialista iniciará um protocolo de investigação para obter o melhor diagnóstico e tratamento. A terapêutica é muito variável e o prognóstico destes animais também. Lembre-se que não é suposto haver sangue nas fezes do seu patudo, por isso, todo o cuidado é pouco!

 

Ana Matias

Médica Veterinária

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar