Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Sangue nas fezes do cachorro: o que fazer?

A presença de sangue nas fezes dos cachorros gera bastante preocupação para os tutores. Contudo, nem sempre a sua causa é grave! Saiba mais aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Inspecionar as fezes dos cachorros diariamente é uma boa prática na detecção precoce de problemas de saúde! Por vezes, surge sangue nas fezes ou outro tipo de alteração a que deve estar atento.

O que ter em atenção sobre as fezes dos cães?

Deve sempre reparar na sua consistência, cor e frequência.

Quais as causas que provocam sangue nas fezes?

É importante perceber que existem variados motivos para tal acontecer, uns com menos gravidade do que outros, mas todos requerem atenção do tutor e avaliação médica. Assim, deverá consultar sempre o seu Médico Veterinário sempre que encontrar sangue nas fezes do seu patudo. O profissional de saúde poderá ter necessidade de realizar alguns exames complementares, como análises sanguíneas e fecais, radiografias ou ecografia abdominal.

O sangue pode surgir nas fezes de duas formas distintas:

1. Hematoquezia

O chamado “sangue vivo”, de cor avermelhada, que indica a presença de sangue fresco nas fezes. Neste caso, o sangramento tem origem no sistema digestivo inferior, isto é, no intestino grosso ou ânus. Pode verificar sangue vivo misturado com as fezes ou até mesmo em gotinhas que caem enquanto o patudo defeca.

2. Melena

Fezes muito escuras, de cor alcatrão, que indicam a presença de sangue digerido, ou seja, sangramento que teve origem no sistema digestivo superior (boca, esófago, estômago ou intestino delgado).

Quais as causas mais comuns de hematoquezia?

Quais as causas mais comuns de melena?

  • Complicações de cirurgia
  • Úlceras gástricas e/ou duodenais
  • Abuso de anti-inflamatórios não esteróides (AINE’s)
  • Tumores
  • Obstruções intestinais

Qual o tratamento?

Após consulta médico-veterinária, o especialista iniciará um protocolo de investigação para obter o melhor diagnóstico e tratamento. A terapêutica é muito variável e o prognóstico destes animais também.

Como prevenir?

Existem fatores que devem ser sempre considerados, de forma a prevenir estas situações, em benefício da saúde dos nossos cachorros:

  • Manter condições de higiene adequadas no ambiente onde os patudos vivem e frequentam;
  • Respeitar o protocolo vacinal;
  • Aconselhar-se com o Médico Veterinário habitual de qual o melhor produto e plano de desparasitações externas e internas;
  • Escolher uma ração adequada ao cachorro, mediante a raça, idade, e adaptada às suas necessidades energéticas e nutricionais.
  • Vigiar os passeios e as brincadeiras, prevenindo a ingestão de materiais estranhos;
  • Promover cuidados médico-veterinários constantes, com consultas de rotina frequentes.

Lembre-se que não é suposto haver sangue nas fezes do seu patudo, por isso, todo o cuidado é pouco!

Ana Matias

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta