Rotura do ligamento cruzado anterior – doença característica do Jack Russel

Saúde

O ligamento cruzado anterior (LCCR) é o ligamento mais importante do joelho, a sua rotura pode ser parcial ou total, provocando uma instabilidade articular. LCCR é frequente nos nossos animais, quer derivada pela predisposição genética devido à conformação anatómica, como o caso do Jack Russel, quer como consequência de um trauma.

cão

Quando devo suspeitar que meu cão possa ter um rotura do LCCR?

A causas da rotura podem ser de origem traumática ou degenerativa, mas conduz sempre à instabilidade da articulação provocando artrose.

  • Em caso de rotura aguda traumática, comum em animais com < 4 anos, estes apresentam claudicação (coxear) severa e ocasionalmente não apoiam o membro no chão;
  • Quando provocado por doença articular degenerativa, mais frequente em cães entre 5-7 anos, com história de claudicação intermitente que agrava com a atividade física.

O sintoma mais comum é então a claudicação do membro posterior, e a sua gravidade depende do grau de rotura. 

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico é feito pelo seu médico veterinário pela história de claudicação e através de uma série de manobras que consistem na palpação e avaliação da mobilidade articular (teste de compressão tibial e teste de gaveta cranial). É recomendado a realização de R-x, com objetivo de identificar zonas de artrose e excluir outros diagnósticos diferenciais.

A astroscopia também poderá ser usada como meio de diagnóstico, permitindo ainda a avaliar os meniscos. 

Qual o tratamento?

O tratamento recomendado é cirúrgico, havendo várias técnicas que ajudam na estabilização do joelho impedindo o deslizamento tíbio-femoral que ocorre após a lesão.

A técnica mais recente é de estabilização dinâmica TTO ( triple tibial osteotomy) que resulta de uma combinação da TPLO (tibial plauteau leveling osteotomy) e da TTA (tibial tuberosity advancement).

No pós-cirúrgico é recomendado repouso, restrição de exercício e fisioterapia.

 

Filipa Calejo

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar