Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Remédios caseiros para alergias de cães: 3 exemplos

Há remédios caseiros que podem ser utilizados em conjunto com o tratamento convencional de alergias em cães. Fique a conhecê-los.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Os remédios caseiros podem ser utilizados em conjunto com medicação convencional no tratamento de algumas doenças, como as alergias de cães.

No entanto, nem em todos os casos isso é possível de forma segura. Assim, o ideal é sempre ouvir a opinião do Médico Veterinário e seguir as suas recomendações.

De forma a perceber de que forma é que estas alternativas naturais podem ajudar, é importante perceber alguns conceitos.

O que são alergias?

A alergia é uma resposta individual exagerada e excessiva do sistema imunitário contra determinadas substâncias que entram em contato com o organismo. Estas substâncias chamam-se alergénios.

Os alergénios podem ser ambientais ou alimentares, sendo desta forma que se classificam os tipos de alergia.

Causas de alergia em cães

As causas de alergia podem ser variadas. Assim podemos classificar as alergias da seguinte forma:

Em alguns casos poderemos ter mais do que uma causa presente. Recomenda-se uma consulta com o Médico Veterinário, de forma a que a investigar a causa da alergia e iniciar o tratamento mais adequado.

O processo poderá ser longo e frustrante. O diagnóstico é muitas vezes feito por exclusão dos diferentes tipos de alergia, e isso pode ser demorado.

Quais são os sinais de alergia nos cães?

Independentemente da causa de alergia, os sintomas de alergia nos cães são semelhantes. Por isso, é tão difícil chegar a um diagnóstico na maioria dos casos.

  • Prurido (comichão)– é o principal sinal. Leva o cão a coçar-se, lamber-se e a morder-se, o que poderá promover o aparecimento de feridas.
  • Eritema – aspeto vermelho resultante da inflamação da pele.
  • Descamação cutânea
  • Alopécia –  zonas sem pelo, que é “arrancado” com os comportamentos continuados de coçar, lamber e morder decorrentes do prurido sentido.

Medicamentos e remédios caseiros para alergia de cães

O tratamento da dermatite alérgica é feito à base do controlo de sintomas, ou seja, aliviar a comichão e irritação da pele.

Pode compreender o uso de produtos de aplicação tópica (situações mais localizadas) e/ou sistémica (quadros de alergia generalizada e/ou sintomatologia mais marcada).

Os produtos tópicos mais utilizados são as toalhitas, cremes, pomadas e sprays.

Estes produtos têm o objetivo de reduzir a inflamação e irritação cutânea, bem como diminuir o prurido local.

Os champôs terapêuticos também são amplamente utilizados. com os objetivos referidos, bem como para remover os potenciais alergénios da superfície da pele, no caso de se tratar de uma alergia ambiental ou de contacto.

Já no grupo de produtos de ação sistémica, têm surgido cada vez mais produtos para controlar a sintomatologia associada. Existem os “tradicionais” fármacos, como a ciclosporina e a cortisona. Há também produtos mais recentes sem tantos efeitos secundários, como o apoquel (comprimidos diários) e o cytopoint (injetável mensal).

No que toca às alergias alimentares é importante procurar uma dieta específica (como a alimentação hipoalergénica), aconselhada pelo Médico Veterinário, após dieta de eliminação.

É natural que cães com problemas de alergias, manifestem sintomas muitas vezes. Nestas situações, pode optar por alguns remédios caseiros para alergias de cães, evitando assim a administração contínua de medicamentos.

3 remédios caseiros para alergias de cães

Em quadros mais ligeiros os remédios caseiros poderão ser a solução para o problema. Contudo, na maioria das vezes, não serão suficientes para o controlo total da situação. Têm, geralmente, um papel adjuvante ao tratamento instituído pelo seu Médico Veterinário.

De qualquer forma, consulte sempre o Médico Veterinário antes de colocar qualquer produto, mesmo que sejam produtos naturais ou remédios caseiros.

Aloé vera

É uma planta com propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias. Destaca-se também pela sua ação hidratante e regeneradora de efeito imediato.

Deve ser aplicado na pele utilizado apenas o “gel” que a folha contém.

Cuidado para que o cão não ingira o gel pois pode de causar alterações gastrointestinais (ex: vómitos e/ou diarreia).

Assim, só deve colocar o gel de aloé vera na pele do seu cão em zonas em que ele próprio não consiga lamber, ou por segurança, deve colocar um colar isabelino.

Óleo de coco

O óleo de coco pode ser aplicado topicamente na pele ou fornecido por via oral juntamente com a  ração, contribuindo com uma ação anti-inflamatória, antioxidante, hidratante e de reparação cutânea.

É um produto seguro, pelo que se for ingerido não existe risco para o seu melhor amigo.

Óleo de peixe

O óleo de peixe pode ser dado em conjunto com a comida. Possui efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes potentes devido à alta concentração de ácidos gordos, principalmente ómega-3. Existem também alimentos secos à base de salmão, com um elevado teor nesses ómegas.

Além destes 3 produtos, existem outros que também poderá ter em casa e que poderão ser benéficos nestes quadros, tais como a aveia (usada para banhos) ou o azeite (colocado sobre a ração em pequenas quantidades).

Experimente estes remédios caseiros para alergias de cães e veja a diferença na pele do seu animal. Mas não se esqueça de consultar primeiro o seu Médico Veterinário.

Está na hora do seu cão ter uma pele saudável e livre da vermelhidão e das comichões!

Patrícia Azevedo

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta