Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Quiroprática Veterinária: O que é e os seus principais benefícios

A quiroprática é uma terapia manual que actua em diversos níveis, como o muscular, vertebral, fascial e energético.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A quiroprática é uma terapia manual que actua em diversos níveis, como o muscular, vertebral, fascial e energético. A tensão muscular é um dos focos principais, por estar associada a disfunções musculares, esqueléticas, nervosas e de sensibilidade dolorosa, stress ou mesmo de desequilíbrios comportamentais, como ansiedade.

É um tratamento diferenciado, baseado no perfil e necessidades de cada animal. Técnicas como a quiroprática, fisioterapia, massoterapia e shiatsu, têm sua capacidade terapêutica comprovada, e a sua associação proporciona benefícios essenciais para a manutenção e promoção da saúde e bem-estar dos nossos animais.

O tratamento acontece em primeiro lugar por avaliação global do paciente, de seguida realiza-se exames neurológico, ortopédico e quiroprático, além da avaliação da marcha e pontos diagnósticos e por fim procede-se a uma elaboração do diagnóstico, prognóstico e protocolo terapêutico, adequado a cada paciente, podendo conter uma ou mais técnicas combinadas.

O tratamento quiroprático é indicado para problemas neurológicos como a epilepsia, paralisia, lambedura psicogénica (lambedura obcessiva das patas), incontinência urinária, maneio da dor e melhoramento do rendimento desportivo.

Sendo a sua utilização muito abrangente podemos citar as principais indicações para a quiroprática, sendo elas:

  • Atrofia muscular;
  • Prevenção e manutenção do bem-estar do animal;
  • Neuropatias;
  • Espondiloses (bico de papagaio);
  • Hérnia de disco;
  • Dores na coluna;
  • Problemas metabólicos;
  • Miopatias;
  • Síndrome de Wobbler;
  • Displasia coxofemoral.

O acompanhamento preventivo e durante o treino facilita e potencializa o trabalho corporal em animais atletas; nas épocas de competição, minimiza os efeitos da sobrecarga provenientes do desporto, resolvendo tensões musculares, articulares e do stress causado pela sua exigência. Este tratamento visa na melhoria do desempenho e prevenção de lesões,  características de cada modalidade.

Sempre com o objectivo de manter o foco na saúde, bem estar e longevidade dos nossos  animais de companhia.

Por ser uma técnica muito leve e tranquila, vai proporcionar ao seu animal de estimação momentos tranquilos e relaxantes, muitos chegam a dormir durante as sessões.

Cada sessão tem a duração de aproximadamente 60 minutos e a sua frequência varia de caso para caso.

 

Sara Santos

Médica Veterinária de animais de companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta