• Veterinário
  • Alimentação
  • Sobre nós
  • Loja
BlogSaúde

Quando ocorre e quanto tempo dura a muda de pelo dos cães?

Quem tem cão conhece a realidade dos pelos espalhados pela casa. Afinal porque isto acontece? Veja aqui quando ocorre e quanto tempo dura a muda de pelo.

Ana Matias

Ana Matias

Veterinária
2 min de leitura
Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

O melhor para o seu cão

Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

-25%

na 1ª encomenda
SABER MAIS
SABER MAIS

Os cães mudam a sua pelagem ao longo do ano e isso torna-se visível nas nossas casa, que em alguns momentos, se encontram repletas de pelo!

O que é a muda de pelo e porque acontece?

A muda de pelo é um processo natural e fisiológico, através do qual a pelagem morta é substituída por uma nova e adequada à nova estação do ano. Alguns patudos têm ciclos de crescimento de pelo mais longos, o que cria a ilusória ideia de que não perdem pelo. Já outros, como os Goldens Retrievers, com a sua dupla camada de pelo espesso, podem perdê-lo ao longo de todo o ano.

Quando ocorre a muda de pelo?

A mudança de pelagem ocorre, de uma forma geral, ao longo de todo o ano, sendo mais intensa em alguns momentos. Por norma, nos meses de Primavera e nos de Outono, verifica-se uma maior queda de pelo, pois há maior necessidade de substituir a pelagem por uma adequada às temperaturas que a estação exige. Isto significa que, na Primavera os cães vão substituir a sua pelagem por uma mais fina e fresca, enquanto que no Outono, adquirem uma mais densa e grossa.

Quanto tempo dura a queda de pelo nos cães?

A muda de pelagem varia mediante a raça e consoante o tempo que o seu patudo passa no interior de casa ou não. A maioria dos cães, perde pelo de forma intensa durante um ou dois meses, enquanto outros libertam menor quantidade, de forma constante, durante os doze meses do ano.

Como prevenir a queda de pelo?

Como é referido anteriormente, este processo é natural e fisiológico por isso não tem como ser evitado! Ainda assim, pode ser atenuado recorrendo a algumas estratégias. Entre elas, destacam-se os banhos e escovagens regulares, de forma a remover as camadas de pelo morto que se vão acumulando.

O recurso a ácidos gordos, nomeadamente os ómegas 3 e 6, é também uma sugestão que previne uma queda de pelo muito acentuada. Os ómegas podem ser encontrados tanto na dieta, como em suplementos (óleo de salmão). Deve aconselhar-se sempre com o seu Médico Veterinário habitual sobre a forma mais eficaz para os utilizar.

Ana Matias

Médica Veterinária

O melhor para o seu cão

Alimentação saudável entregue à sua porta

A Barkyn entrega ração adaptada às necessidades do seu cão acompanhamento de um veterinário dedicado. Simule agora!

Começar agora
25%
desconto na 1ª encomenda
Alimentação saudável entregue à sua porta

© Barkyn, Lda. NIF: 514259426 - Love for your dog 2021

VisaCard Icon
MasterCard Icon
PaypalFooter Icon
  • Ajuda
  • Emprego
  • Privacidade
  • Loja