Porque é que os cães lambem as patas?

Saúde

Existem diversos motivos pelos quais os nossos patudos lambem as patas. Se verificar este comportamento de forma frequente deve recorrer ao seu Médico Veterinário para perceber o que realmente se passa para que possa tratar da melhor forma! Enumeramos algumas causas deste “hábito” nos nossos cães:

cão

Sarna Demodécica

A Sarna Demodécica é causada, pelo parasita Demodex canis, um ácaro que habita no folículo do pêlo. Pode afetar outras áreas do corpo nomeadamente a porção terminal das patas (dígitos).

As lesões características são a alopecia (falta de pêlo), eritema (pele vermelha) e descamação. Geralmente, é uma patologia que não provoca prurido (comichão), mas o posterior aparecimento de pápulas e crostas leva a que os nossos patudos lambam e cocem as regiões afetadas.

O diagnóstico tem de ser realizado pelo seu Médico Veterinário recorrendo a uma raspagem profunda de pele.

Alergia de contacto

Os cães, tal como nós humanos, são propícios a desenvolver alergias. Em alergias localizadas numa região específica poderemos suspeitar de uma alergia de contacto. Os exemplos mais comuns dos nossos patudos é a alergia a um detergente do chão novo, à relva, a alguma planta presente no jardim onde habitualmente passeia…

O alergeno provoca uma vermelhidão na região da pele com que contactou e leva a uma irritação da mesma, provocando prurido, o que faz com que o cão lamba para tentar aliviar este desconforto.

Dor

É bastante comum os nossos cães lamberem e/ou morderem uma zona localizada do corpo quando sentem desconforto e dor.

A causa da dor nas patinhas poderá estar na presença de alguma ferida na pele, dor articular ou até mesmo algum corpo estranho (como uma pragana, um vidro…) dentro da pele.

Desta forma, é necessário percebermos a causa concreta e, para isso, o mais aconselhado é o seu cão ser examinado pelo seu Médico Veterinário.

Ansiedade e stress

O facto de deixarmos o nosso cão muito tempo sozinho pode fazer com que ele fique ansioso e stressado. Estes sentimentos podem levar a um comportamento compulsivo: lamber as patas sem parar.

Geralmente, quando a causa é a ansiedade e stress, os cães têm por hábito lamber a parte de cima das patas podendo, muitas vezes, levar ao aparecimento de dermatites húmidas, que devem ser rapidamente tratadas.

Alguns cães podem ser mais stressados e nervosos podendo adquirir este comportamento por outras razões como mudanças de rotina dos donos em casa ou até mesmo a presença de ruídos intensos como obras provocando ansiedade.

                                   Rita Moita Ferreira

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar