Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Polidipsia e poliuria em cães: causas e sintomas

A poliúria e polidipsia representam o excesso de ingestão de água e de produção de urina. Como detectar se o seu cão está a urinar ou a beber demais?

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A polidipsia e poliuria em cães são sinais clínicos que podem surgir em diversas patologias.

É necessário investigação clínica de forma a chegar à causa do problema. Desta forma poder-se-á instituir o mais rápido possível o tratamento adequado.

Como saber se a quantidade que o cão bebe é excessiva?

O aumento da ingestão de água (mais do que 10% do peso por dia) designa-se por polidipsia e, nestas situações, considera-se que o cão está a beber água em excesso.

Deve contabilizar-se a quantidade de água em litros consumida pelo cão em 24 horas (medindo a quantidade de água que se põe na taça, enchendo sempre que ficar vazia).

Se um cão de 10 kg beber 1,5 litros em 24 horas, significa que está a beber 15% do seu peso corporal e já se considera que está a ingerir água em excesso.

Nestes casos, deve ser feito um check-up veterinário para perceber se há alguma patologia a provocar o aumento de ingestão.

Em média, os cães bebem cerca de 50ml por 1kg de peso corporal, sendo normais ligeiras diminuições ou aumentos em relação a este valor.

Quais as principais causas de polidipsia e poliuria em cães?

A “polidipsia canina” surge, na maioria das vezes, secundária a “poliuria canina” porque, como os animais perdem urina em excesso, precisam de repor o nível de hidratação e ingerem mais água que o normal.

Existem, contudo, patologias que provocam polidipsia primária – são mais raras e, em grande parte, motivadas por alterações psicológicas e comportamentais. 

Existem causas fisiológicas e causas patológicas que podem levar ao aumento da ingestão de água. As fisiológicas incluem, sobretudo, o calor, o exercício físico e a alimentação.

A ingestão de comida seca pode ser apontada como uma das causas para o aumento de ingestão de água, pois, comparativamente à alimentação húmida, o teor de água é reduzido.

No entanto, é uma situação que é perfeitamente normal, e não reflete qualquer tipo de problema no seu cão.

As causas patológicas mais frequentes incluem:

Como saber se o meu cão está com poliúria?

A poliúria em cães séniores pode ser confundida com incontinência urinária.

Como os cães com poliuria produzem uma grande quantidade de urina por dia, muitas vezes acabam por urinar em casa.

A diferença está na quantidade de urina produzida: cães incontinentes vão largando pequenas quantidades de urina, enquanto que, cães com poliúria fazem grandes quantidades de urina, várias vezes ao dia.

Como chegar ao diagnóstico?

Os exames complementares para o diagnóstico da patologia que está a causar os sinais clínicos podem ser extensos.

Inicialmente é necessário realizar análise de urina, avaliar os parâmetros hepáticos e renais no sangue e realizar ecografia abdominal.

Consoante as alterações encontradas, os exames diagnósticos serão redirecionados.

Em caso de suspeita de polidipsia com ou sem poliúria, é urgente consultar um Médico Veterinário?

Uma vez que as causas de polidipsia e poliúria são extensas e algumas das quais comprometem a saúde do animal, deve consultar o Médico Veterinário o quanto antes (principalmente se surgirem outros sinais clínicos associados).

Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta