Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

O que fazer perante uma picada de abelha no meu cão?

Os cães são animais curiosos sempre prontos para a brincadeira. Porém, em jardins ou até mesmo em casa, há uma ameaça bem discreta que pode causar um grande susto: as abelhas! Continue a ler para saber o que fazer perante uma picada de abelha.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Para as abelhas, o tamanho e o movimento de um cão são alarmantes e representam um perigo. Quando elas se sentem ameaçadas, podem vingar-se usando o seu ferrão. Uma picada de abelha pode causar nos animais, uma reação semelhante à provocada em humanos.

O que acontece se o seu cão for picado por uma abelha?

Num primeiro instante existe dor forte causada pela entrada do ferrão na pele e também pela ação local do seu veneno. No entanto, o grande problema ocorre quando o veneno causa uma reação alérgica exuberante que pode evoluir para uma reação anafilática.

Nem todos os patudos desenvolvem uma reação alérgica perante a picada de uma abelha, mas existe uma grande probabilidade disso acontecer, pelo que devemos estar alerta para alguns sinais!

Quais os sinais associados à picada de abelha?

Devido à curiosidade dos nossos animais, a maioria das picadas ocorre na boca, face e patas. Numa fase inicial pós-picada, ocorrem frequentemente episódios de comichão, salivação excessiva, vómito e inchaço da face (angioedema), boca ou outras partes do corpo. O inchaço pode ser generalizado ou sob a forma de pápulas (pequenos altinhos espalhados pelo corpo). Se a alergia evoluir para uma reação anafilática, as vias respiratórias podem inchar também culminando em dificuldades respiratórias graves, que podem levar à morte.

Não entre em pânico! Vamos ajudar.

O que fazer se o seu cão for picado por uma abelha?

Em primeiro lugar, transmita calma ao seu patudo… desta forma ele não irá ficar mais ansioso. O desconforto e a dor que sente com a picada já são suficientes! Pode sempre utilizar snacks ou grãos da sua ração favorita como miminho durante o processo!

Ajudamos a criar a ração ideal para o seu cão aqui.

Se visualizar o ferrão, pode removê-lo cuidadosamente, mas não use uma pinça! Idealmente utilize um papel rígido ou cartão neste processo, para não libertar ainda mais veneno dentro do organismo do animal. Posteriormente desinfete a zona da picada com sabão neutro e água, a fim de evitar infeções secundárias. Deve aplicar gelo no local, embrulhado num pano, para atenuar a dor. Fique atento e leve imediatamente o seu patudo ao Médico-Veterinário, de modo a ser avaliado e receber o tratamento necessário para que tudo corra pelo melhor.

É uma situação grave?

É importante ter em atenção que as complicações de uma picada de abelha podem demorar segundos ou horas, mas serem fatais! Com cuidados médicos adequados, o prognóstico é bastante favorável, pelo que seja cuidadoso!!

Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta