Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Período menstrual nas cadelas

Acontece na altura do cio, o período menstrual das cadelas. Descubra neste artigo o que acontece com a sua patuda nesta fase.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A altura do cio nas cadelas vem acompanhada de bastantes mudanças e uma delas é o corrimento sanguíneo: o período menstrual das cadelas.

Quando ocorre o cio?

Nas cadelas é normal o cio acontecer de 6 em 6 meses. O primeiro aparece por volta dos 6 meses de idade, em cadelas de porte pequeno e médio, podendo surgir mais tarde até aos 12 ou 24 meses, em cadelas de porte grande a gigante.

Durante o cio ocorrem algumas alterações: a zona vulvar costuma aumentar de tamanho, surge corrimento vaginal sanguinolento e podem acontecer algumas mudanças no comportamento.

O que é o período menstrual?

À semelhança das mulheres, as cadelas têm o período menstrual, ou seja, a presença de corrimento sanguinolento. Esta situação representa uma das alterações importantes no que seria o ciclo normal de reprodução da cadela. As alterações hormonais culminam com um aumento da vascularização da zona do útero e formação do óvulo, preparando-a para uma possível gestação.

É importante saber identificar se a sua cadela está no cio, para poder programar a sua reprodução.

Se a intenção não for a reprodução, deve ter muito cuidado para não deixar que a sua cadelinha esteja em contacto com machos nesta fase. Ela irá mostrar-se receptiva à monta e o cão terá também um interesse superior, podendo resultar numa gravidez indesejada.

Quanto tempo dura esta fase de corrimento sanguinolento?

Pode durar desde 8 a 21 dias.

O que posso fazer para a minha cadela não ter período menstrual?

Se a intenção não for a reprodução, a melhor forma de prevenir o cio é a ovariohisterctomia (esterilização). As suas principais vantagens são:

  • Eliminar a ocorrência de cios, pois deixa de haver mais influência hormonal
  • Prevenção de tumores de mama: quanto mais cedo for realizada a cirurgia, menor a probabilidade da cadela desenvolver cancro de mama no futuro;
  • Prevenção das infeções de útero, nomeadamente piómetras, que são urgências médico-veterinárias com necessidade de cirurgia.

Após a cirurgia é importante ter alguns cuidados médicos e alimentares. Recomenda-se adotar uma ração para cadelas esterilizadas como base da dieta.

Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.

É normal a minha cadela deixar de ter período menstrual com o passar dos anos?

Não. As cadelas não têm menopausa, pelo que os cios devem ser regulares a vida toda. Se a sua cadelinha idosa não teve em cio quando era de esperar deve contactar um Médico Veterinário.

Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta