Parvovirose: tratamento e prognóstico

Saúde

A parvovirose canina é uma doença vírica, altamente contagiosa e que afecta maioritariamente os cachorros com idades compreendidas entre as 6 semanas e os 6 meses de vida. É transmitida por um virus, o Parvovírus, que actua a nível do tracto gastro-intestinal dos cães, provocando falta de apetite, perda de peso, vómitos e diarreias (caracteristicamente com sangue). Nos últimos anos, a incidência desta doença diminuiu bastante com a correcta vacinação dos cachorros. Se pretende saber mais sobre transmissão, sintomas, tratamento e prognóstico desta doença, continue a leitura 🙂

Como se transmite a Parvovirose?

Há uma variedade imensa de factores de risco que podem aumentar a susceptibilidade do cão ao parvovírus, no entanto, é quase sempre transmitido através de:

  • Contacto directo com um animal infectado
  • Contacto indirecto por fezes contaminadas (transmissão feco-oral) – elevadas concentrações de vírus são encontradas nas fezes dos cães portadores / infectados. Portanto, quando um cão saudável, em passeios encontra fezes de outros cães infectados, pode contrair a doença! O vírus pode sobreviver no meio ambiente (solo) durante mais de um ano, é bastante resisitente a mudanças de temperatura e a praticamente todos os desifectantes.

Atenção! Nós também podemos ser fonte de contagio para o nosso cão! Por isso é  mesmo importante não usarem os sapatos da rua dentro de casa, pois estamos constantemente a pisar zonas que poderão estar infectadas, principalmente se temos em casa cachorros sem a primovacinação terminada.

Quais são os sinais de aviso para suspeitar de parvovirose no seu patudo?

Caso o seu patudo, não esteja correctamente vacinado, tenha a idade compreendida entre as 6 semanas e os 6 meses, e apresente algum dos próximos sintomas – Deverá levá-lo o mais rápido possivel ao seu Médico Veterinário habitual:

  • Diarreia líquida com sangue
  • Letargia
  • Anorexia (Não tem apetite nenhum)
  • Febre / Hipotermia
  • Vómitos
  • Perda de peso acentuada e rápida
  • Dor abdominal

O Parvovirus afecta a capacidade do organismo em absorver os nutrientes que precisa – portanto será de esperar que um cachorrinho rapidamente se torne desidratado e fraco. Costuma ser um processo muito rápido (em menos de  24 horas podem ter um agravamento do seu estado geral)

A parvovirose pode ser tratada?

Sim! No entanto, como se trata de uma doença vírica, não há uma “cura” real. O tratamento passa, portanto, por actuar a nível da sintomatologia provocada e na prevenção de infecções secundárias.

Todos os patudos com sintomatologia compatível com parvovirose canina deverão ser hospitalizados! É necessário um suporte sistémico e uma terapia intensiva para os conseguirmos salvar – os cães deveriam de ser colocados a soro, de forma a haver um restabelecimento dos fluídos perdidos através dos vómitos e diarreias, evitando assim a desidratação (uma das grandes causas de morte).

As medicações usadas passam por:

  • Anti-émeticos (usadas para cessarem os vómitos);
  • Protectores gástricos;
  • Antibióticos – para prevenção de infecções secundárias ou tratamento de septicémia (em casos mais avançados);
  • Analgésicos.

Qual é a taxa de sobrevivência desta doença?

Em cães tratados a nível hospitalar, a taxa de sobrevivência é aproximadamente de 70% – dependendo, claro, da gravidade de cada caso clínico. Mesmo assim, a morte está quase sempre associada a uma desidratação severa, infecções bacterianas secundárias, toxinas ou mesmo a hemorragias  gastro-intestinais.

É importante saber também que caso haja recuperação total, os patudos não deixam de ser portadores da doença. Pelo contrário, podem transmitir a doença a outros cães no mínimo durante 2 meses após recuperação.

O prognóstico é pior quanto mais pequeno for o cachorro, pois o sistema imunitário deles não é tão desenvolvido.

Por isso, vacine o seu patudo! Não há melhor prevenção do que essa 😊 E evite passeá-lo em zonas públicas antes de ter completado a vacinação das doenças infecto-contagiosas!

 

Ana Pinto

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar