Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Papilomatose Canina – o que é?

Conhece a papilomatose canina? É uma doença de carácter neoplásico benigno provocada pelo Papilomavírus. Leia mais sobre o assunto aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que é a Papilomatose Canina?

É uma doença de carácter neoplásico benigno, ou seja, é uma patologia que se manifesta sob a forma de tumores benignos do epitélio, provocada por um vírus do género Papilomavírus.

Como se transmite a Papilomatose Canina?

Pelo contacto direto ou indireto (saliva ou sangue) entre cães. Não é transmissível ao ser humano nem a outras espécies. Não há predisposição racial nem sexual, no entanto os cães imunodeprimidos e jovens têm maior risco de desenvolver a doença.

Quando suspeitar de Papilomatose?

Na presença de uma massa semelhante a uma verruga, geralmente na zona da boca, mas também poderá aparecer na mucosa ocular, genital e na pele. De tamanho e cor variáveis, consistência dura, poderá lembrar o aspeto de uma couve-flor.

Como frequentemente se localiza na cavidade oral (boca), os sinais clínicos incluem halitose (mau hálito), sialorreia (salivação excessiva) e dificuldade/dor na mastigação. Nestes cães, o desconforto pode ser tão grave ao ponto de impedir que se alimentem da forma adequada, acabando por perder peso. Em caso de ulceração, as verrugas podem sangrar, tornando-se hemorrágicas, predispondo o patudo a infeções secundárias. 

Como ter a certeza que é Papilomatose?

Através de uma biópsia da massa com posterior exame histopatológico realizado pelo seu Médico Veterinário.

Existe tratamento para Papilomatose Canina?

Sim, através de remoção cirúrgica com bom prognóstico.

A resolução cirúrgica é obrigatória em todos os cães?

Não! Ocasionalmente pode ocorrer resolução espontânea e a massa acaba por desaparecer sozinha, sem necessidade de intervenção.

Filipa Calejo
Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta