Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Pancreatite em cães: sintomas e tratamento

A Pancreatite em cães corresponde à inflamação do pâncreas e pode ter diversas causas. É importante saber identificar os primeiros sinais para que o tratamento se inicie o mais depressa possível. Saiba mais sobre esta doença neste artigo!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A pancreatite em cães é uma inflamação do pâncreas (órgão responsável pela produção de insulina e algumas enzimas digestivas) podendo ser classificada em aguda ou crónica.

O que distingue o tipo de apresentação é a forma como surgem os sinais clínicos. Na pancreatite aguada os sinais surgem muito rapidamente, enquanto que, na crónica, o animal pode estar estável, sem qualquer sintomatologia, durante muito tempo, até descompensar e apresentar sintomas.

A pancreatite em cães pode ser provocada por diversos motivos. Neste artigo, iremos abordar as causas, os sinais clínicos, diagnóstico e tratamento.

Quais as causas da pancreatite em cães?

  • Medicamentosa: provocada por ingestão de certos fármacos;
  • Nutricional (obesidade): certas dietas levam ao aumento da libertação de enzimas pancreáticas o que leva à degradação das células pancreáticas;
  • Imunomediada;
  • Metabólica;
  • Traumática: que pode levar a isquémia do pâncreas;
  • Diabetes Mellitus;
  • Hipotiroidismo.

Quais os sinais clínicos?

Os sinais clínicos são inespecíficos, ou seja, podem surgir tanto nesta como em outras patologias. E por isso mesmo, pode ser difícil suspeitar logo deste problema.

Os sinais mais comuns em cães com pancreatite são os seguintes:

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através de exames complementares como a ecografia abdominal e análises sanguíneas.

Qual o tratamento?

O tratamento é bastante variável conforme a gravidade e a evolução da doença.

No entanto, o protocolo habitual, em caso de patologia pancreática é o tratamento sintomático, ou seja, de acordo com os sintomas que o animal apresenta.

Assim, o tratamento é à base de fluidoterapia, que requer que o animal fique hospitalizado, pelo menos durante os primeiros dias, medicação analgésica, antibióticos e corticosteróides.

Pode ser, também, necessário realizar uma cirurgia ou lavagem peritoneal, em casos mais graves e em que haja libertação de fluido a nível da cavidade abdominal, pois o animal encontra-se em risco de vida!

É muito importante que a alimentação seja especifica, pelo menos, enquanto o animal está em fase de recuperação.

Como prevenir?

Podemos evitar que o nosso patudo tenha uma pancreatite oferecendo-lhe uma ração adaptada às suas necessidades e preferencialmente natural. Na Barkyn, temos receitas de boa qualidade adaptada às necessidades do seu cão. Experimente personalizar a ração para o seu patudo aqui.

É importante evitar gorduras e açúcares, pelo que os snacks devem ser formulados especialmente para cães ou, se caseiros, saudáveis como algumas frutas.

O seu patudo precisa de si para o proteger, por isso em caso de dúvida entre em contacto com o seu Médico Veterinário!

Sofia Galiza

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta