Os cães têm boa visão noturna?

Saúde

Os cães, assim como os gatos e outros animais, têm uma visão diferente da nossa! Estamos habituados a considerar que os patudos vêm melhor que os humanos num ambiente pouco luminoso. Será que têm mesmo uma boa visão noturna?

A capacidade visual dos cães é igual à dos humanos?

Apesar de conseguirem percecionar a realidade de forma semelhante aos humanos, existem diferenças significativas no que toca a campo de visão, acuidade visual e perceção de cor. Por vezes os patudos não conseguem medir tão bem as distâncias, ver bem ao longe nem ter uma perceção diferente dos objetos, se compararmos com a nossa visão. Perceba porquê:

 

  • Campo visual: os cães têm melhor visão periférica, em comparação com humanos! Contudo, a perceção de distâncias (que é possível ser medida tendo por base a visão binocular) é menor do que a nossa!

 

  • Acuidade visual: A acuidade visual diz respeito à capacidade em focar os objetos. Os cães têm uma capacidade em focar os objetos inferior à nossa.

 

  • Perceção de cor: Tal como os humanos, também os cães possuem cones e bastonetes a nível da retina. Os cones são células responsáveis pela perceção de cor e no caso dos cães só são capazes de perceber o azul e o amarelo! Por isso o espetro de visão canina anda à volta destas cores – bastante diferente do espetro da visão humana.

Mas… têm melhor visão noturna?

A resposta é sim! E há uma justificação científica: os bastonetes! Os bastonetes são também células retinianas, tal como os cones, responsáveis pela visão noturna. No caso dos cães estas células estão em maior número do que os cones (responsável pela perceção de cor).

Contudo, se compararmos a visão noturna com diurna, também os cães têm uma acuidade visual melhor de dia do que à noite.

E porque é que os cães ficam com os olhos coloridos nas fotografias?

Os olhos dos patudos são de facto especiais: o fundo de olho do cão (zona da retina) é colorido, ao contrário dos humanos. Nas fotografias com flash e em ambiente escuro os olhos refletem as cores do fundo do olho e aparecem coloridos!

Daniela Leal

Médica Veterinária

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar