Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Os cães também podem ter quistos sebáceos?

Os quistos sebáceos são um tipo de nódulo cutâneo muito frequente nos cães. São quistos benignos mas que devem ser vigiados! Saiba o que fazer aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que são quistos sebáceos?

Na pele dos cães, existem glândulas sebáceas responsáveis pela produção de sebo. Estas são importantes para manter oleosidade da pele. Elas estão presentes ao longo de todo o corpo do animal e podem obstruir dando origem aos chamados “quistos sebáceos”.

Os quistos sebáceos surgem sob a forma de nódulos na pele (cutâneos). Normalmente são móveis, circulares, indolores e a sua consistência tanto pode ser dura como mole. Com o tempo, podem aumentar de tamanho e até mesmo rebentar.

Todos os cães, de todas as idades e raças podem ter quistos sebáceos, que são nada mais do que acumulação benigna de sebo.

Como se diagnostica?

O Médico Veterinário diagnostica os quistos sebáceos com recurso a uma citologia com agulha fina (CAAF). Este é um exame complementar indolor, que consiste em retirar células do nódulo com recurso a várias picadinhas com uma agulha. Essas células são posteriormente observadas ao microscópio para diagnóstico final.

Qual o tratamento?

Os quistos sebáceos são benignos. Nos casos em que adquirem grandes dimensões, poderá ser necessário removê-los cirurgicamente, se geram desconforto ao animal.

Se os quistos rebentarem, deverá desinfetar a zona com soro fisiológico e compressa, várias vezes ao dia, evitando que infete. Nos casos mais severos, poderá haver necessidade de antibioterapia ou medicação anti-inflamatória, sob aconselhamento do Médico Veterinário.

Mesmo sendo estruturas benignas, deverá sempre recorrer ao apoio do especialista em Saúde Veterinária para o correto diagnóstico. Os nódulos na pele podem ter outros significados (abcessos, tumores)!

Existe alguma forma de evitar os quistos sebáceos?

As glândulas sebáceas são estruturas naturais da pele, existindo em todos os animais, incluindo no Homem. A sua função é produzir uma substância chamada “sebo” que é responsável pela gordura da pele. Animais com excesso de produção de sebo têm uma pele mais oleosa, enquanto o contrário dá origem a uma pele mais seca e com seborreia. Desta forma, existe sempre a probabilidade de uma glândula obstruir e gerar um quisto!

Podemos promover o esvaziamento das glândulas através da escovagem frequente e aumentar a qualidade da pele e do pêlo com recurso a ácidos gordos (ómegas 3 e 6) presentes no óleo de salmão. Já existem rações que têm uma elevada percentagem de ácidos gordos, sendo recomendadas nos animais com pele e pêlo mais sensíveis.

 

Ana Matias

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta