Onsior para Cães

Saúde

O Onsior é um medicamento veterinário anti-inflamatório utilizado no tratamento da dor e inflamação associadas com osteoartrite crónica nos cães e veio trazer algumas novidades ao mundo dos anti-inflamatórios.

O Onsior, criado pela Novartis, é um medicamento veterinário anti-inflamatório utilizado em gatos e cães para o tratamento da dor e da inflamação.

Nos cães, os comprimidos de Onsior são utilizados no tratamento da dor e da inflamação associadas a osteoartrite crónica (uma doença de longa duração que causa dor e inflamação nas articulações) e também na cirurgia dos tecidos moles e outras patologias às quais esteja associada um grau de dor e inflamação considerável.

A solução injetável destina-se ao tratamento da dor e da inflamação associadas à cirurgia ortopédica ou dos tecidos moles, como por exemplo após uma cirurgica de castração.

O Onsior contém o princípio ativo robenacoxib.

Como funciona o Onsior?

A substância ativa do Onsior, o robenacoxib, pertence a uma classe de medicamentos denominada medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINE). Atua bloqueando uma enzima chamada cicloxigenase 2 (COX-2). Esta enzima está envolvida na produção de substâncias denominadas prostaglandinas, que estão envolvidas nos processos da dor e da inflamação. Ao bloquear a produção de prostaglandinas, o robenacoxib reduz a dor e a inflamação provocadas pelas doenças musculosqueléticas, por cirurgia ou osteoartrite.

Possui uma importante característica ao inibir  a enzima COX-2 ( responsável pela dor e pela inflamação) sem, no entanto, inibir a actividade protectora da COX-1, enzima cuja função é inibida também pelos anti-inflamatórios não esteróides  designados por “tradicionais”.

Ou seja, o Onsior minimiza os efeitos secundários comuns a este tipo de anti-inflamatório, mais precisamente a nível intestinal e da função renal.

É, segundo a Novartis, «o primeiro e único medicamento AINE da classe coxib disponível numa solução injectável e comprimidos com sabor».

Posso comprar Onsior?

Não! Este medicamento só pode ser administrado corretamente e de forma segura, se prescrito pelo seu médico veterinário e após avaliar o seu patudo e a sua adequação a este fármaco.

Helena Ferreira

Médica veterinária de Animais de companhia

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar