Olhos inchados: 3 principais causas!

Saúde

Os cães, à semelhança dos humanos, também podem ter problemas oculares. Alguns problemas oculares podem passar despercebidos aos donos, enquanto que outros podem ter uma manifestação muito exuberante, passando ao dono a sensação de que o seu patudo está com os ‘olhos inchados’.

cão

Como perceber se o inchaço é ou não normal?

A presença de qualquer inchaço será à partida anormal. O inchaço pode ser visível na zona palpebral ou, em certos casos, no próprio olho (globo ocular). Normalmente o inchaço pode vir acompanhado de outros sinais clínicos como vermelhidão, prurido (comichão) e desconforto.

Quais as 3 principais causas?

 

  • Reações alérgicas (agudas): Uma reação alérgica, motivada pela ingestão de algum alimento ou medicamento, por contacto com alguma fonte alérgica (como plantas ou detergentes) ou pela picada de algum inseto, pode provocar um inchaço exagerado e agudo na zona periocular (e, na maioria das vezes, nas restantes zonas da face).

 

  • Conjuntivite: Regra geral, as conjuntivites não provocam regularmente um inchaço ocular. Contudo, em conjuntivites muito exuberantes, a conjuntiva pode ficar hiperémica (vermelha) e edemaciada (provocando consequentemente a perceção de inchaço). Nestes casos, apesar de ser possível a observação exterior do “inchaço”, a principal alteração esta no interior da pálpebra (onde se encontra a conjuntiva). É possível observar sinais como corrimento ocular e prurido (comichão).

 

  • Traumatismos oculares: em cães atropelados ou mordidos, por exemplo, o olho pode sofrer alterações traumáticas levando ao aumento do globo ocular. Nestes casos pode haver sangramento intraocular, ou lesões externas.

Existem outras causas?

Sim! Podem existir outras causas que provoquem “inchaço” no olho:

  • Alergias dermatológicas: podem provocar um ligeiro inchaço na zona palpebral, na maioria das vezes motivado por um auto-traumatismo crónico. A comichão periocular em cães com alergias cutâneas pode provocar lesões crónicas nessa zona, transmitindo a percepção da existência de inchaço;

 

  • Glaucoma: O glaucoma caracteriza-se pelo aumento da pressão intraocular e pode ter diferentes causas. Na maioria dos casos o aumento do globo ocular não é percebido a olho nu, contudo em alguns casos é percebida um aumento ligeiro do globo ocular. Em casos de glaucoma, o olho apresenta-se vermelho e inflamado.

 

  • Alterações intraoculares: Qualquer alteração intraocular pode provocar aumento do globo ocular (e não da pálpebra), como a presença de massas intraoculares (não visíveis a olho nu).

Devo ir ao veterinário?

Sim. Perante qualquer inchaço ou aumento de tamanho ocular anormal, o veterinário deve ser consultado (principalmente se a alteração tiver sido aguda).

Há animais que têm uma conformação ocular que transparece a percepção de que os olhos estão inchados – nestes casos não se tratará de um inchaço, mas sim da conformação normal das pálpebras/globo ocular.

Qual é o tratamento?

Irá depender da causa e é diferente em todas as situações descritas. No caso de reações alérgicas e traumatismos oculares graves, o tratamento é emergente.

É importante perceber sempre se o inchaço vem ou não acompanhado de outros sinais clínicos, para perceber se pode ou não ser normal.

Daniela Leal

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar