Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Oftalmologia veterinária: saiba mais sobre esta especialidade

Tal como na medicina humana, a diferenciação de áreas de saúde também acontece na medicina veterinária. A Oftalmologia é assim uma das áreas mais diferenciadas na prática comum.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Muitos são os motivos que nos levam a uma consulta com o nosso cão e um deles pode ser algum problema na visão ou nos olhos. Por exemplo são muito comuns as lesões traumáticas nos olhos após brincadeiras, passeios e são também frequentes as patologias que surgem com a idade como as cataratas. Além disso, muitas doenças têm manifestações oculares que damos rapidamente conta por ser algo que vemos facilmente. Cães diabéticos têm muitas vezes complicações oculares decorrentes da patologia principal.

Por ser uma área tão específica, a oftalmologia veterinária é uma especialidade e há alguns médico veterinários que investiram a sua formação neste sentido. São necessários equipamentos próprios para a oftalmologia e a colaboração do paciente é muito importante.

O olho pode ser analisado na sua superfície, no fundo do olho e até recorrendo a exames como ecografia ocular, medição da pressão intraocular, entre outros. Quando há uma patologia ocular pode ser necessário após diagnóstico, tratamento local com colírios ou pomadas e, em casos mais avançados ou de doença sistémica, podem ser necessários tratamentos orais mais abrangentes. Em alguns casos, como noutras áreas, a cirurgia do globo ocular pode ser a solução.

Assim, quando o motivo da consulta é algum sinal ocular, o médico veterinário generalista, após observação pode decidir encaminhar o caso para um médico veterinário com maior formação na área da oftalmologia ou mesmo um especialista. Independentemente da raça, seja um cão sem raça definida, um Yorkshire, um Dogue Alemão, a consulta de oftalmologia pode ser aconselhada.

A especialização das áreas na medicina veterinária é uma mais valia e garante que todos os cães, gatos e outros animais de companhia, são tratados por médicos veterinários com competência máxima no sistema afetado. Sempre que notar que o seu cão tenha algum sinal de patologia ocular deve contactar o médico veterinário habitual e agendar uma consulta.

Joana Silva

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta