Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

O que é a Paralisia Laringea?

A Paralisia da Laringe no cão passa pela perda da função dos músculos da laringe, que normalmente abrem as vias respiratórias quando o animal respira. Venha saber mais neste artigo!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A laringe é uma porção do sistema respiratório composto por membranas e cartilagens situada entre a faringe e a traqueia, onde se localizam as cordas vocais. Ela funciona basicamente como uma válvula que impede a passagem de ar durante a deglutição e a passagem de partículas alimentares ou líquidos para a via respiratória.

A paralisia de laringe em cães é uma patologia que causa perda parcial ou total da função dos nervos e músculos que controlam os movimentos da laringe quando o animal respira.

O resultado dessa paralisia é a obstrução das vias aéreas superiores, podendo ocorrer em vários graus, causando uma dificuldade respiratória importante, já que a laringe do animal não abre corretamente na inspiração e nem fecha completamente na deglutição, permanecendo constantemente semiaberta. Isso leva ao comprometimento da ventilação (sendo pior durante o exercício físico), dificuldade na regulação da temperatura corporal, bem como a falha do mecanismo de proteção das vias aéreas durante a deglutição. Ou seja, partículas alimentares podem, de forma mais facilitada, entrar no “canal do ar”.

Pode ser congénito (nascer com o animal), adquirida: deficiência hormonal, secundária a trauma, neoplasia, polineuropatia ou doença endócrina, doença nos nervos (neuropatia), doenças neuromusculares ou de origem desconhecida (idiopática).

Quais os sinais mais evidentes de paralisia da laringe nos cães?

  • a disfonia (alteração no da voz, podendo até ficar afónico)
  • engasgar ou tossir, principalmente depois de beber ou comer. É por isso importante adotar uma ração adaptada ao tamanho do animal.
  • dificuldade na respiração e na prática de exercício físico
  • inspiração ruidosa, e, em casos graves, cianose (coloração azulada das mucosas devido à falta de oxigénio)
  • síncope (desmaio)

Também podem ocorrer problemas secundários como a pneumonia por aspiração ( quando partículas alimentares acabam “erradamente” no pulmão) ou edema nos pulmões, embora, na maioria dos casos, o problema continue a ser nas vias respiratórias superiores.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da paralisia de laringe em cães geralmente é realizado através do exame direto da laringe do animal e/ou laringoscopia sob leve sedação. Exames de diagnóstico complementares como radiografias, tomografia ou ecocardiografia podem ser importantes para descartar doenças preexistentes no coração, pulmão ou mediastino e outras causas possíveis dos sintomas respiratórios.

Qual o tratamento?

O tratamento passa pelo maneio médico quando há stress respiratório, mas a resolução definitiva do problema passa pela correção cirúrgica.

Helena Ferreira

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta