Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

O meu cão está a vomitar! O que faço?

O vómito pode surgir por diversas razões, saiba quais.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Se o seu cão está a vomitar é sinal de algum problema com o seu patudo! Assim, este sintoma deve ser valorizado, ainda que, em alguns casos, seja um situação

Quais os motivos para o cão vomitar?

O vómito consiste na expulsão de conteúdo gástrico acompanhado de movimentos abdominais e náuseas antes da expulsão.

Surge quer por distúrbios na motilidade, obstrução ou inflamação do trato gastrointestinal. Pode ainda ser induzido por causas extra-gastrointestinais capazes de estimular o centro do vómito.

  • Indiscrição alimentar (incluindo alterações bruscas na dieta);
  • Ingestão de corpos estranhos (como brinquedos, ossos de carne ou peças de roupa);
  • Ingestão de substâncias tóxicas/drogas;
  • Intolerâncias alimentares;
  • Infeções víricas e bacterianas com tropismo intestinal;
  • Neoplasias, doenças infeciosas, alterações renais, pancreáticas, hepáticas, neurológicas, endócrinas (como diabetes), entre outras.

Tipos de vómito

Os vómitos podem ser agudos ou crónicos. Podem vir acompanhados de comida digerida, de bílis ou de sangue.
O tipo de vómito apresentado pelo animal pode ajudar o médico veterinário a perceber qual a etiologia do vómito, contudo nenhum tipo de vómito é específico de nenhuma patologia e, como tal, muitas vezes são necessários exames complementares (análises de sangue, radiografia, ecografia abdominal e, em certos casos, endoscopia) para perceber qual a causa do sinal clínico.

O que fazer, então, se o seu cão está a vomitar?

Um vómito esporádico pode ser normal e estar associado a causas não patológicas, como a mudança repentina da alimentação ou a ingestão de plantas.

Por outro lado, situações de vómito com sangue, vómito agudo associado a prostração e anorexia, vómito crónico ou vómito persistente requerem que o animal seja visto por um médico veterinário o quanto antes.

Caso o tutor presencie a ingestão de corpos estranhos (brinquedos, pedras, peças de roupa, etc.) ou de substâncias tóxicas, é aconselhado que o animal seja consultado de urgência, mesmo que ainda não tenham surgido sinais clínicos.

Para evitar vómitos causados por alterações na dieta deve fazer sempre uma transição caso mude de ração, misturando as duas rações durante 7 dias, aumentando a cada dia a quantidade da ração nova e diminuindo a antiga.

Deve escolher uma ração equilibrada e adequada a todas as fases de vida.

Se tem novos biscoitos em casa também deve dar pouca quantidade inicialmente para perceber se não causará alteração.

O seu cão está a vomitar? Quando se deve preocupar?

Devemos dar especial atenção a cachorros e cães séniores, caso estes apresentem vómitos.

Em cachorros o vómito apresenta especial importância, principalmente se associado a prostração.

Os cachorros são suscetíveis a infeções víricas (parvovirose, p.ex.) e bacterianas, podendo ser o vómito um dos primeiros sinais clínicos.

Como os cachorros têm uma imunidade reduzida e podem, em situações de vómitos e diarreias, desidratar rapidamente, é aconselhável que ao primeiro sintoma sejam vistos pelo médico veterinário.

Em animais mais velhos o vómito pode vir associado a patologias mais graves, que começam a aparecer com mais frequência à medida que a idade avança.

Ainda que o animal não esteja prostrado e continue a comer dentro da normalidade, a ida à consulta, apesar de não ser uma emergência, não deve ser adiada.

Em qualquer idade, um vómito com sangue ou acompanhado de outros sintomas também deve ser motivo de preocupação.

Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta