Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

O meu cão comeu areia, e agora?

Nos passeios pela praia é comum ver os cães a comerem areia enquanto brincam! Saiba porque é que o cão comeu areia e os cuidados a ter.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Nos passeios pela praia, os cães encontram sempre várias formas de aproveitar o tempo. Entre brincadeiras e mergulhos, muitas vezes aproveitam para comer areia. O meu cão comeu areia, será normal?

Porque os cães comem areia?

Existem vários motivos que levam um cão a comer areia:

  • Brincar e explorar o ambiente: talvez o principal motivo que justifica este comportamento. Os patudos descobrem o que os rodeia através do olfato e paladar! Assim, é natural que tenham tendência para ingerir coisas não comestíveis.
  • Picacismo: este é o nome que se dá ao distúrbio alimentar caraterizado pelo consumo de elementos que não são comida (por exemplo, areia, terra, relva). Este comportamento nunca deve ser considerado normal e surge em casos de défices alimentares (como ração de má qualidade), alterações comportamentais ou associado a algumas patologias.
  • Tédio ou ansiedade: cães com défice de estimulação, entediados com o meio que os rodeia, ou com níveis de stress e ansiedade elevados, manifestam comportamentos destrutivos ou obsessivos. Comer areia pode ser um deles. É fundamental promover uma rotina que estimule os patudos mental e fisicamente. Existem diversas formas de enriquecer o ambiente em que vivem os cães, não esquecendo a importância da socialização com o tutor ou com outros animais.
  • Necessidade de chamar a atenção do tutor: muitos cães necessitam de maior atenção por parte do tutor e fazem de tudo para a receber. Nem sempre, os patudos agem de forma correta e, mesmo os comportamentos menos adequados, conseguem captar a nossa atenção. É importante, promover sempre um reforço positivo e dispor de tempo suficiente com o nosso melhor amigo de 4 patas. Nos casos mais preocupantes, em que a necessidade de atenção é acentuada, será importante consultar um Especialista em Comportamento Animal.
  • Fome: esta é a razão menos comum pela qual o cão come areia areia. No entanto, relembramos a importância de oferecer ração de boa qualidade energética e nutricional ao seu patudo, devendo sempre optar por uma ração premium para cães. Respeite a dose diária recomendada indicada no rótulo da embalagem ou sugerida pelo seu Médico Veterinário.

O meu cão comeu areia, o que fazer?

Consultar o seu Médico Veterinário! É de extrema importância perceber qual o motivo que desencadeou este comportamento no seu cão. Alguns deles requerem terapias médicas ou comportamentais!

Além disso, a ingestão de areia promove distúrbios gastrointestinais agudos (como vómitos, diarreia ou dificuldade a defecar). Em muitos casos, é necessário atuar para evitar complicações como impactação intestinal, sendo que a areia é bastante densa pode impedir que as fezes progridam normalmente e em casos graves ser necessário cirurgia.

Radiografias permitem determinar a quantidade de areia que o seu cão ingeriu e avaliar a situação, de forma a prever a necessidade de tratamento ou não.

Não se esqueça, opte sempre por uma alimentação de qualidade para garantir que a dieta que está a fornecer ao seu patudo satisfaz todas as suas necessidades sem qualquer défice nutricional 🙂

Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta