Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Mordida de cão: o que fazer?

No dia a dia estamos constantemente expostos aos nossos cães e aos de outras pessoas e pode acontecer uma mordida. Saiba aqui o que deve fazer caso aconteça consigo!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

É natural ao passearmos, no nosso trabalho ou até em nossa casa ou de conhecidos interagirmos com cães. No entanto pode não ser um momento feliz e haver uma mordida de cão. Se acontecer deve saber o que fazer.

 

O que fazer se fui mordido por um cão?

Os locais mais comuns para a mordida de cão são aqueles com que facilmente interagimos com os eles: as mãos, braços, pernas e pés. A mordida de cão pode ir desde uma lesão mais simples (arranhões) até lesões mais graves. Nestas últimas pode haver laceração da pele e envolvimento de tecidos como músculo, tendões e até ossos.

  • Sem perfuração da pele: deverá fazer uma boa lavagem da zona com água abundante e sabão e vigiar bem a zona.
  • Lesões com perfuração de pele simples: local da pressão dos dentes por exemplo. Deve lavar bem a zona com água e sabão, pressionar os locais à volta das perfurações para tentar que saia toda a sujidade do interior. É importante vigiar muito bem nos minutos seguintes.
  • Lacerações da pele com extensão/exposição de músculo, tendões ou mesmo ossos: deve ser imediatamente visto por um médico. Será feita uma correta desinfeção e reconstrução dos tecidos.

Idealmente deve identificar o cão que o mordeu. É muito importante saber se o cão está corretamente vacinado, especialmente contra a Raiva que é a principal doença que pode ser transmitida. No caso de uma mordida de cão deve chamar a polícia para serem tomadas todas as diligências.

Quais os sintomas que podem surgir após uma mordida?

A Raiva é o maior perigo na mordida de cão para saúde humana. Mas devemos ter em consideração que a boca dos cães pode ter muitas bactérias e serem motivo de infeção aquando de uma mordida.

Se se tratar de uma lesão sem perfuração de pele ou perfuração simples, que não foi vista pelo médico, é muito importante vigiar bem a zona nos dias seguintes. O local pode:

  • Inchar
  • Ficar muito vermelha
  • Tornar-se dolorosa
  • Ter sinais de pus.

Pode também sentir-se febril e com aumento dos gânglios linfáticos regionais.

Se qualquer um dos sinais antes descritos acontecer deve ser visto imediatamente por um médico. Podem ter que ser receitados, após correta avaliação, antibiótico e anti-inflamatório.

Se o cão for vacinado transmite doenças?

O facto de o cão estar corretamente vacinado é uma segurança em relação ao seu potencial perigo como transmissor de doença. No entanto não devemos descurar essa possibilidade. É assim importante identificar o animal para que ele seja criteriosamente observado nos 15 dias seguintes ao da mordida. O objetivo é identificar quaisquer sinais de doença nele.

Haverá lugar a visita ao Centro de Recolha Oficial de Animais do seu município para mostrar relatório médico das lesões.

Não devemos esquecer da possibilidade de transmissão de algum agente infecioso, principalmente bacteriano, presente na boca do cão. Não sendo uma doença em si, pode acarretar cuidados especiais como já referido acima.

E se a mordida de cão for a um bebé, uma grávida ou outro animal?

Se o cão morder outro animal este deve ser imediatamente visto pelo médico veterinário. O pelo pode esconder lesões principalmente perfurantes por isso deve ser observado por um médico veterinário para identificar todas as zonas e iniciar tratamento.

Se um cão morder um bebé ou uma pessoa grávida ou por exemplo imunocomprometida (em tratamento quimioterápico por exemplo), por mais pequena que pareça a lesão, deve ser vista de imediato por um médico para avaliar a situação.

Podem ser simples ou virem a revelar-se situações graves e que põe em risco a saúde humana, as mordidas de cão devem por isso ser sempre bem acompanhadas sem relativizar qualquer sintoma que surja.

Joana Silva

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta