Barkyn Logo
  • Veterinário
  • Alimentação
  • Barkyn Portugal
BlogSaúde

Metronidazol para cães: infeções do sistema gastrointestinal

O metronidazol é um antibiótico utilizado frequentemente tanto em Medicina Veterinária como em Medicina Humana. O seu uso deve ser recomendado pelo Médico Veterinário, após avaliação do seu cão. Leia e fique a saber mais.

Ana Matias

Ana Matias

Veterinária
3 min de leitura

O melhor para o seu cão

Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

-15%

na 1ª encomenda
SABER MAIS
SABER MAIS

Indicações do metronidazol para cães:

O metronidazol é um antibiótico e antiprotozoário, derivado do nitroimidazol. Isto significa que a sua utilização é eficaz no combate a infeções causadas por bactérias anaeróbias, que não necessitam de oxigénio, e parasitas digestivos como a Giardia.

Este medicamento é utilizado em diversos casos, desde infeções urinárias a infeções gastrointestinais, mas é nestas últimas que é mais comum. Contudo, nem todos os cães com problemas digestivos deverão ser tratados recorrendo a este antibiótico. Lembre-se que, cada caso é um caso, e o tratamento varia de animal para animal!

No sistema gastrointestinal podemos contar com o apoio deste antibiótico em:

  • infeções por Giardia spp. e Clostridium spp.
  • tratamento de diarreia crónica associada a doença inflamatória intestinal (IBD). Neste caso, a utilização de metronidazol vai controlar o sobrecrescimento bacteriano intestinal. As bactérias da flora intestinal não são patogénicas, mas quando crescem em demasia, impedem um funcionamento intestinal normal.
  • tratamento de diarreias agudas de outras origens.

A terapêutica instituída nos cães com problemas gastrointestinais pode exigir a combinação de metronidazol com outros fármacos ou até mesmo dietas específicas. Nesse sentido, a avaliação médico-veterinária é imprescindível para se dar início ao tratamento adequado. O mesmo varia mediante o animal, o seu peso e idade.

Mecanismo de ação:

Os nitroimidazóis necessitam da ativação por parte dos microrganismos sensíveis, de forma a poderem exercer a sua ação anti-microbiana. Para que este processo ocorra, é necessário um ambiente sem oxigénio ou com pouca quantidade do mesmo, sendo realizada por organismos anaeróbios ou microaerófilos.

Uma vez no interior do organismo, o grupo nitro aceita os electrões de proteínas transportadoras de eletrões, resultantes da respiração anaeróbia. Estes transportadores de eletrões possuem um potencial redox negativo e, consequentemente, apresentam uma forte capacidade redutora que permite a redução do grupo nitro dos nitroimidazóis. Esta redução que ocorre no interior dos microrganismos sensíveis, gera produtos intermédios quimicamente reativos que produzem dano celular, como consequência de uma reação de macromoléculas, tais como DNA, originando uma ruptura das fibras do referido ácido nucleico.

Efeitos adversos e precauções a ter em conta:

O metronidazol é um fármaco relativamente seguro, mas a sua utilização não controlada pode acarretar problemas. Deve ter-se em atenção que este antibiótico não deve ser usado em:

  • animais com alergias ou sensibilidades ao mesmo
  • cães com doença hepática
  • cadelas gestantes ou lactantes
  • conjunto com outros fármacos, sem avaliação médico-veterinária prévia

Os efeitos adversos do metronidazol incluem letargia, debilidade, doença hepática, transtornos neurológicos, neutropenia e alterações gastrointestinais como vómitos e/ou falta de apetite. O uso prolongado ou em doses elevadas pode conduzir a neurotoxicidade com problemas neurológicos associados, entre os quais convulsões, nistagmos, desorientação, tremores, etc.

Como qualquer medicamento, o metronidazol não deve ser iniciado sem indicação médico-veterinária!

Ana Matias

Médica Veterinária

Próximo artigo

Chevron Icon

PARTILHE SE GOSTOU!

Facebook IconTwitter IconChain Icon

O melhor para o seu cão

Alimentação saudável entregue à sua porta

A Barkyn entrega ração adaptada às necessidades do seu cão acompanhamento de um veterinário dedicado. Simule agora!

Começar agora
15%
desconto na 1ª encomenda

© Barkyn, Lda. NIF: 514259426 - Love for your dog 2021

VisaCard Icon
MasterCard Icon
PaypalFooter Icon
  • Ajuda
  • Emprego
  • Privacidade
  • Loja