Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Insolação em cães: como acontece e como tratar

Os cães também podem sofrer insolações, tal como as pessoas, e são ainda mais sensíveis. Portanto, devemos ter muito cuidado e protegê-los, ainda para mais se fizerem parte de grupos de risco como alguns raças, cães seniores ou muito jovens.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Os cães também podem sofrer insolações, tal como as pessoas, e são ainda mais sensíveis. Portanto, devemos ter muito cuidado e protegê-los, ainda para mais se fizerem parte de grupos de risco como alguns raças, cães seniores ou muito jovens.

Como é que os cães apanham uma insolação?

Ao contrário dos humanos que têm glândulas sudoríparas para regular a sua temperatura, os cães não, e portanto a única maneira o fazerem é através da respiração. Por isso é que, quando está muito calor, vemos os cães a “arfar”, que é nada mais do que uma respiração mais acelerada de forma a conseguirem compensar o calor e arrefecerem-se.

Assim, quando está muito calor, os cães têm grande dificuldade em regular a sua temperatura corporal, levando a um aumento da frequência respiratória que ainda assim pode não ser o suficiente, e levar o cão a sofrer uma insolação.

Como podemos prevenir que isto aconteça?

Alguns cães são mais sensíveis às altas temperaturas do que outros, nomeadamente cães seniores, com mais de 7 anos de idade, cães muito jovens, com problemas cardíacos ou respiratórios, mais pesados e raças braquicéfalas como buldogue francês, buldogue inglês, pug e boxer. Assim, estes devem ser ainda mais protegidos pois o risco de sofrerem insolação é maior.

No entanto, algumas medidas transversais para evitar a insolação em cães são as seguintes:

  • Não passear ou fazer exercício nas horas de maior calor, optando pelo inicio da manhã ou final de tarde / noite;
  • Ter sempre água fresca à disposição;
  • Garantir uma sombra ou local abrigado sempre disponível;
  • Evitar deixá-los no exterior por um grande período nas horas de maior calor, ainda que tenham uma sombra disponível, pois pode não ser o suficiente;
  • Nunca deixar os patudos dentro do carro, ainda que esteja a janela aberta;
  • Evitar grandes viagens em períodos de calor, evitar as horas mais frescas, fazer várias paragens e manter o ar condicionado ligado.

O que devo fazer em caso de insolação?

O melhor é sempre seguir as medidas preventivas para evitar que o seu patudo sofra uma insolação, no entanto, caso aconteça um acidente, saiba que é uma situação de emergência médica e deve dirigir-se ao veterinário o mais rápido possível para ser assistido.

A primeira coisa a fazer se o seu cão sofrer uma insolação é afastá-lo da fonte de calor e coloca-lo num local arejado e fresco. De seguida, enquanto se desloca para o veterinário pode tentar arrefecer o patudo utilizando toalhas molhadas com água fria, mas nunca água gelada que pode levar a um choque térmico, na zona das patas e zonas com menos pelo.

Pode também oferecer água ao animal, sempre pouca de cada vez, e molhar a boca, mas nunca forçá-lo a beber.

Patrícia Azevedo

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta