Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Incontinência urinária em cães

A incontinência urinária em cães pode ser muito comum. Se o seu patudo urina pela casa, pode sofrer deste problema. Aprenda mais aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Em que consiste a incontinência urinária?

A micção é um processo no qual ocorre o enchimento passivo da bexiga e o esvaziamento ativo da mesma. A incontinência urinária em cães caracteriza-se pela perda do controlo voluntário no processo de micção.

Quais as causas de incontinência urinária em cães?

Existem várias doenças que podem provocar incontinência urinária:

  • Infeção urinária
  • Cistite canina
  • Cálculos renais ou urinários
  • Disfunção do esfíncter uretral
  • Hérnias discais
  • Lesão ou degeneração na coluna vertebral
  • Alguns medicamentos
  • Desequilíbrio hormonal
  • Doença endócrina
  • Distúrbios anatómicos
  • Doença na próstata
  • Ingestão de água em excesso

A maioria dos casos está relacionada com disfunção do esfíncter uretral. Isto significa que o músculo que “segura” a urina dentro da bexiga está fraco, permitindo que ela saia. Este problema ocorre principalmente em animais mais velhos, sobretudo em fêmeas esterilizadas, de raça média a grande e também, nos cães obesos.

Quando devo suspeitar que o meu cão possa sofrer de incontinência urinária?

Por vezes, o seu cão pode urinar fora dos locais habituais, o que já desperta a sua atenção. Será pontual? Caso se verifique esse comportamento com regularidade ou perceba que a perda de urina é involuntária, deve consultar o Médico Veterinário.

A minha cadela normalmente perde urina durante a noite. Devo retirar a água à noite?

Não! Está contra-indicada a privação de água, embora seja mais frequente incontinência urinária noturna ou em repouso. Nesses períodos, o animal está relaxado e consequentemente ocorre também um relaxamento do esfíncter uretral, conduzindo a uma perda involuntária de urina.

Porque a incontinência urinária é frequente em cães castrados?

A testosterona e o estrogénio ajudam a manter o tónus muscular do esfíncter uretral, após a castração a sua concentração sanguínea diminui, podendo levar a incontinência.

Como é realizado o diagnóstico de incontinência urinária em cães?

Através da história, exame clínico e análise da urina realizados pelo seu Médico Veterinário. Caso haja uma suspeita de doenças menos comuns poderá ser necessário a realização de outros exames complementares como: Raio-x (possivelmente com contraste), análises sanguíneas e ecografia abdominal.

Qual o tratamento?

Deve ser determinada a causa primária e posteriormente dirigir o tratamento.

No caso da hipotonicidade do esfíncter uretral, as cadelas respondem de forma eficaz a agentes α-adrenérgicos como fenilpropanolamina ou à terapia de reposição hormonal. Os implantes subcutâneos, a deslorelina, podem ser usados isoladamente ou em simultâneo com a fenilpropanolamina, tendo uma duração média de 265 dias.

Nos casos de infeção urinária é necessário recorrer a antibióticos ou outras medicações.

Situações de lesão na coluna vertebral podem requerer cirurgia, repouso e fisioterapia.

Devo reprender o meu cão?

Não! A incontinência urinária é involuntária, por isso não o deve reprender ou castigar. Pode usar fraldas ou resguardos para proteger das perdas de urina.

Além disso, é importante aumentar a frequência dos passeios diários e garantir que a zona genital está sempre limpa, para evitar complicações!

Filipa Calejo

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta