Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Icterícia em cães: Causas e tratamento

A icterícia corresponde à coloração amarelada da pele e das mucosas do animal. Esta coloração está relacionada com o aumento dos níveis séricos de bilirrubina no sangue. A icterícia não corresponde a uma patologia mas sim a um sinal clínico relacionado com outra causa primária. Saiba como tratar esta condição no seu patudo.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A icterícia em cães pode ser a manifestação de um problema sério, e como tal, se notar a pele ou mucosas do seu patudo amareladas, deve procurar o Médico Veterinário o mais depressa possível.

Quais as possíveis origens da icterícia nos cães?

Diversas patologias podem cursar com a presença de icterícia. As mais comuns são:

  • Hemoparasitas: parasitas que destroem as células sanguíneas, geralmente transmitidos por ectoparasitas (pulgas e carraças);
  • Infeções bacterianas (como leptospirose): Transmitida através do contacto com a urina de ratos, é uma condição muito perigosa pois pode causar insuficiência renal e hepática. Além disso, trata-se de uma zoonose, ou seja, uma patologia que pode ser transmitida pelo animal ao Homem;
  • Intoxicações: alguns venenos podem causar alterações hepáticas graves, induzindo uma situação de insuficiência hepática;
  • Patologias hepáticas: em casos de hepatite, cirrose ou tumores hepáticos pode haver um aumento dos níveis de bilirrubina, responsável pela coloração amarelada dos tecidos.

Quais são os principais sintomas?

Os sintomas desenvolvidos pelo animal vão depender da causa primária. Ainda assim, os principais sintomas presentes são anorexia, fraqueza e prostração. Em alguns casos pode ainda surgir febre, vómitos e diarreias. A icterícia surge muitas vezes numa fase avançada da patologia pelo que deve estar atento aos sinais iniciais. Se identificar sinais de icterícia no seu animal, deve dirigir-se de imediato para o médico veterinário habitual.

Tratamento da icterícia

A icterícia não tem um tratamento específico, acaba por se resolver assim que a causa inicial seja tratada.

Dependendo da causa inicial o tratamento médico pode incluir antibióticos, fluidoterapia, protetores hepáticos e pode mesmo envolver uma transfusão sanguínea.

A alimentação de boa qualidade é extremamente importante para a recuperação do seu patudo. Dê preferência a ração com ingredientes naturais para um maior valor nutricional.

Na Barkyn temos rações naturais que pode personalizar para o seu patudo aqui.

Em alguns casos, poderá, ainda assim, fazer uma dieta específica, direcionada para patologias hepáticas.

Assim sendo, caso o seu animal exiba algum dos sinais clínicos iniciais, deve levá-lo de imediato a uma consulta médica, evitando, assim, situações de saúde graves que podem por em risco a vida do seu melhor amigo!

 

Ana Cláudia Gonçalves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta