Barkyn Logo
  • Veterinário
  • Alimentação
  • Barkyn Portugal
BlogSaúde

Hipotiroidismo em cães

O hipotiroidismo em cães consiste na redução da produção e libertação das hormonas da tiroide. Conheça mais sobre esta doença aqui.

Filipa Calejo

Filipa Calejo

Veterinária
2 min de leitura

O melhor para o seu cão

Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

-15%

na 1ª encomenda
SABER MAIS
SABER MAIS

O hipotiroidismo consiste na diminuição da produção e libertação das hormonas da tiroide. É mais comum em animais com 1 a 8 anos de idade e as raças mais predispostas são o Boxer, Labrador e Schnauzer. Contudo, pode surgir em cães de qualquer raça e em qualquer idade.

Porque razão meu cão pode desenvolver hipotiroidismo?

Existem várias causas de hipotiroidismo:

  • Primário – é o tipo mais comum. Pode ser secundário a tiroidite linfocitária, atrofia idiopática da glândula tiroidea;
  • Secundário – traumatismos, neoplasia na hipófise ou causas iatrogénicas (remoção cirúrgica ou por medicação);

 

Quando devo suspeitar que meu cão possa ter hipotiroidismo?

A manifestação clínica é variada e inespecífica, pois é uma doença que afeta vários órgãos. Podemos observar:

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado pelo Médico Veterinário através do doseamento das hormonas da tiroide (T3 e T4) e da hipófise (TSH) no sangue. Além disso, é recomendada a realização de análises sanguíneas gerais uma vez que é comum apresentarem também anemia, imunodepressão e colesterol elevado.

Pode ser recomendado também a realização de uma ecografia à tiroide ou exame de imagem avançada como TAC (tomografia axial computorizada).

Existe tratamento?

É uma doença que não tem cura, mas tem tratamento. Este consiste na suplementação oral de substituto das hormonas da tiroide, a Levotiroxina.

Inicialmente a dose recomendada baseia-se no peso do animal sendo ajustada de acordo com o doseamento dos níveis de T4.

É necessário um acompanhamento médico? Até quando?

É uma suplementação para o resto da vida do animal, assim como o acompanhamento médico-veterinário. É recomendado o doseamento da hormona T4 para ajustar a dose da medicação a cada 6 ou 12 meses.

Devo estar atentos a sinais de sobredosagem?

Sim, no caso de sobredosagem o cão pode apresentar sinais de hipertiroidismo:

Deverá entrar em contacto com seu Médico Veterinário para ajustar a dose!

 

Filipa Calejo

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Próximo artigo

Chevron Icon

PARTILHE SE GOSTOU!

Facebook IconTwitter IconChain Icon

O melhor para o seu cão

Alimentação saudável entregue à sua porta

A Barkyn entrega ração adaptada às necessidades do seu cão acompanhamento de um veterinário dedicado. Simule agora!

Começar agora
15%
desconto na 1ª encomenda

© Barkyn, Lda. NIF: 514259426 - Love for your dog 2021

VisaCard Icon
MasterCard Icon
PaypalFooter Icon
  • Ajuda
  • Emprego
  • Privacidade
  • Loja