Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Higroma Canino

O higroma canino é uma inflamação na articulação do cotovelo, que afeta maioritariamente raças grandes. Venha saber mais neste artigo!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Higroma canino é o nome dado a uma bursite localizada no cotovelo do cão. A bursite é uma inflamação dolorosa da bursa, uma bolsa preenchida com líquido que proporciona amortecimento às estruturas (músculos, tendões e ligamentos) que deslizam/ articulam sobre os ossos.

Quais são as causas do higroma?

região do cotovelo é composta pela articulação dos ossos úmero, rádio e ulna. Uma cápsula articular envolve estes ossos e dentro dela existe o líquido sinovial. Este líquido tem alguma viscosidade, permitindo aos vários ossos da articulação interagirem e deslizarem entre si sem atrito, enquanto criam movimento.

Cães de raça gigante, (Dogue alemão, Mastiff, Rotteweiler, entre outros), colocam muito peso sobre a região do cotovelo,  podendo acabar por causar uma inflamação sobre o tendão ou cápsula articular. Um dos fatores predisponentes pode ser o patudo deitar-se sobre pisos muito duros, traumatizando a área (já que o cotovelo representa uma zona de relevo no braço).

O processo inflamatório instalado na articulação começa a induzir um aumento da produção de líquido sinovial dentro da cápsula articular, e a região começa a aumentar de volume.

Se o problema for identificado numa fase inicial, é aconselhado fazer gelo e repouso, para além de oferecer um local macio para se deitar. Quando o processo se torna crónico, algumas outras medidas podem ser tomadas, inclusive com a infiltração de medicamentos ou a drenagem do líquido.

Em casos mais avançados, podem ocorrer feridas cutâneas e contaminação do líquido articular por bactérias. Isto causa uma infeção articular, com agravamento da sintomatologia e do prognóstico.

Opções de tratamento do higroma canino

O tratamento irá depender:

  • Do tipo de higroma,
  • Do seu grau de progressão,
  • Da existência ou não de complicações (por exemplo: infeção bacteriana)

Quando se trata de um higroma não complicado, recorre-se a uma ligadura e aos anti-inflamatórios não esteroides (AINES). Associa-se sempre repouso e cama macia.

Se o animal não reagir aos AINES ou se a infeção estiver relacionada com uma condição auto-imune, pode ser indicado o uso de esteroides.

Em casos mais severos, pode ser necessário realizar drenagem com agulha fina do líquido sinovial. Noutras complicações, como o aparecimento de uma fístula ou úlcera, pode ser necessário recorrer ao tratamento cirúrgico.

A prevenção é, portanto, fundamental. Ter sempre à disposição uma zona de cama macia ou almofadada para o seu cão pode fazer toda a diferença 🙂

Helena Ferreira

Médica veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta