Como realizar a higiene dentária do meu cão?

Saúde

A higiene dentária não é só uma preocupação dos donos, para os patudos também é importante manter os dentes sempre limpos e saudáveis. Para perceber como fazê-lo de forma correta e eficaz resumi algumas indicações que deve ter em conta na hora de fazer a higiene dentária ao seu patudo.

Higiene dentária – Princípios básicos

 

Tal como nas pessoas, a higiene dentária é importante para os dentes dos cães se manterem limpos e esta idealmente deve ser feita depois das refeições.

Claro que em patudos mais irrequietos, nem sempre é fácil fazer esta limpeza numa base diária, mas mesmo assim devem ser feitas o mais frequentemente possível, e é por isso mesmo que deve ser um hábito criado desde os primeiros meses de vida.

 

A influência da ração na higiene dentária

 

Tal como nas crianças dizemos que o açúcar faz mal aos dentes, também nos patudos existem coisas que podem fazer menos bem.

A alimentação através da ração seca ajuda a que haja uma limpeza mecânica dos dentes, o que por sua vez não acontece quando é feita uma alimentação à base de ração húmida e de comida caseira.

Atualmente existem rações que já estão adaptadas a cães com tendência à acumulação de tártaro: normalmente o biscoito tem uma forma diferente, adaptada aos dentes molares.

Também a inclusão de determinados componentes nas rações ajuda a que a formação da placa bacteriana seja evitada (hexametafosfato de sódio, por exemplo).

 

Sticks dentários – quais os melhores?

 

Os sticks para a higiene dentária, quer pela sua forma quer pela sua composição, são úteis para evitar a formação de tártaro.

Além disso têm ainda outra vantagem: a mastigação prolongada que proporciona uma ação mecânica de limpeza e evita a criação de biofilme bacteriano, que é o responsável pela formação da placa bacteriana.
Alguns exemplos de sticks que pode dar ao seu patudo de forma regular, após as refeições são o Naturea Dental Stick ou o Alpha Spirit.

 

Escovar os dentes ao meu cão? Como?

 

Lavar os dentes ao seu patudo pode ser um desafio, mas o método é comum comparativamente à higiene dentária nas pessoas: utilizar uma escova de dentes própria e uma pasta de dentes igualmente apropriada, realizando movimentos circulares com a escova.

Deve também ter em atenção que é normal os patudos acharem que a pasta é mais um delicioso snack: mas não se preocupe! As pastas de dentes caninas já estão preparadas para situações deste tipo e podem ser ingeridas.

Ainda em relação às pastas de dentes, deverá naturalmente escolher uma que seja específica para cães (VetlQ e Orozyme).

No entanto, existem ainda casos em que o patudo já tem uma grande quantidade de tártaro formada e nessas situações após a placa bacteriana estar formada, a remoção só pode ser feita através da realização de destartarização.

 

Hora de lavar os dentes

 

Agora que já sabe exatamente como fazer a higiene dentária do seu patudo não precisa de ter medo que ele reaja mal ou que o momento de lavar os dentes seja um desafio.

 

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar