Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Gengivite em cães

A gengivite é uma inflamação da mucosa oral (mais propriamente das gengivas) e dos problemas que mais afectam as bocas dos cães. Dependendo do grau de gengivite podemos ter lesões ulcerativas, lesões proliferativas , sialorreia (aumento da produção de saliva – hipersalivação), dificuldades na ingestão de alimentos e perda de dentes ☹ . Para ficar a conhecer um bocadinho mais sobre esta doença, e o que podemos fazer para a prevenir, continue a sua leitura 😊

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Causas de gengivite canina

A causa principal de uma gengivite é a infeccção bacteriana derivada da placa de tártaro que existe a nível dentário – maior parte das vezes associada a uma má higiene oral e a uma má alimentação.

As bactérias acabam por entrar nos sulcos gengivias – o espaço entre as gengivas e os dentes – causando uma reação inflamatória.

A gengivite detecta-se pela inflamação marcada (cor avermelhada) ao longo da linha gengival (logo acima dos dentes). Normalmente temos sempre um mau hálito associado e uma hipersalivação.

Se a gengivite não for tratada – a infecção acaba por progredir para as estruturas do dente levando à perda dos mesmos – doença periodontal.

 

Tratamento e prognóstico

A gengivite é o primeiro estádio da doença periodontal e o único reversível. O primeiro passo é realizar uma destartarização sob anestesia geral, onde se remove o tártaro e a placa bacteriana.

O prognóstico de uma gengivite é excelente! No entanto, têm sempre de seguir as recomendações do vosso Médico Veterinário habitual 😊 O vosso patudo vai beneficiar bastante de uma rotina de higiene oral diária! Por isso lembrem-se sempre de os treinar desde cachorrinhos a vos deixarem mexer na boca deles – torna todo o processo no futuro muito mais fácil e simples 😊

 

Ana Pinto

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta