Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Exame coproparasitológico ou exame às fezes do meu cão: devo fazer?

O exame coproparasitológico é um tipo de análise às fezes que alguns cães devem realizar. Saiba mais sobre este assunto aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Em que consiste o exame coproparasitológico?

A coprologia ou exame coproparasitológico é uma análise, que permite detetar a presença de parasitas gastrointestinais excretados nas fezes. Isto significa que, através deste exame, conseguimos saber se o nosso cão tem ou não parasitas no seu trato digestivo.

Como se realiza este exame?

A coprologia é realizada em laboratórios específicos e requer a análise de fezes de 1 a 3 dias consecutivos. Por norma, o Médico Veterinário, solicita ao tutor a entrega dessas fezes em sacos separados por dias. O período de recolha das fezes é variável mediante a suspeita clínica. Para detetar Giardia, por exemplo, é necessário a colheita de fezes de três dias diferentes, já que este parasita tem excreção fecal intermitente, podendo não ser detetado num dos dias.

Que motivos podem levar à necessidade de realizar uma coprologia?

São vários os sintomas que podem requerer a necessidade deste exame. Entre eles destacam-se:

Existem outros exames às fezes disponíveis?

Não são apenas os parasitas gastrointestinais que são eliminados através das fezes. Existem bactérias patogénicas que também podem provocar doenças e/ou alterações no sistema digestivo dos cães. Uma forma de detetar essas bactérias é através de um exame de fezes designado de coprocultura. O método de recolha das fezes é o mesmo, mas, em laboratório, elas são processadas de forma diferente.

Todos os cães devem realizar um exame coproparasitológico?

Não! Não é um exame que seja realizado por rotina a todos os cães. O seu Médico Veterinário habitual irá solicitar esta análise assim que o considerar necessário 🙂

Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta