Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

É verdade que os rafeiros têm menos doenças que os cães de raça? Porquê?

Ouve-se dizer que os cães sem raça, os chamados “rafeiros”, têm menos doenças que os de raça. Será verdade? Aprenda tudo sobre o assunto aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Muitas vezes ouvimos que os cães sem raça têm menos doenças e são mais saudáveis do que os cães de raça pura. Porque será?

Os chamados “rafeiros” são cães que resultam de uma mistura de várias raças, não tendo nenhum definida ou prevalente. Essa mistura consiste num mix de genes bastante diferentes, reduzindo a probabilidade de terem doenças genéticas caraterísticas de determinada raça.

Na realidade, as doenças genéticas das raças prevalecem sempre que há cruzamento entre elementos da raça que têm essas mesmas doenças. Além disso, os cães de raça pura são muitas vezes cruzados em consanguinidade, isto é, com elementos da própria linhagem (“família”), aumentando a prevalência destas doenças. Destacam-se as displasias da anca, por exemplo nos labradores, e do cotovelo em rottweilers, as cardiopatias (doenças do coração) e as dermatites.

A verdade é que os cães rafeiros não têm menos doenças! O que acontece, é que a probabilidade de as desenvolverem é menor, devido à sua variedade de genes.

Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta