Que doenças podem ser transmitidas pelos cães?

Saúde

A convivência entre nós e os nossos animais deve ser cuidada para ser saudável, pois podem ser transmitidas doenças entre ambas as espécies (zoonoses).

cão

O que são zoonoses?

São, geralmente, doenças infeciosas, cuja transmissão acontece pelo contato com o pelo, saliva, fezes e/ou urina da pessoa ou do cão contaminado, ou mesmo pela ingestão de alimentos e água contaminados.

Quais as principais doenças transmitidas pelos cães:

  • Doenças Gastrointestinais: comumente transmitidas por parasitas de vários géneros e famílias. Provocam diarreias e vómitos em ambas as espécies. Exemplo: as famosas “lombrigas” (nemátodos e cestódes), Giardiose, entre outras.
  • Doenças Dermatológicas: transmitem-se através do contacto (festas, lesões, etc). Têm como principal característica provocar muita comichão, irritação da pele e nos nossos animais pode provocar queda do pelo no local da lesão (alopecia). Os fungos e os ácaros são os principais protagonistas destas zoonoses.
  • Doenças transmitidas por vetores: são conhecidos por vetores, todos os organismos que são o veículo para a transmissão de uma doença. As carraças podem causar febre da carraça  em ambas as espécies, basta esta seja portadora do parasita e ao picar-nos infeta-nos. Os sinais clínicos podem ser variáveis, mas febres altas e alterações analíticas no hemograma são as mais comuns.
  • Doenças víricas: Raiva, a única vacina obrigatória por lei para os nossos animais. É uma doença que se transmite pela mordedura. Apesar de não ser diagnosticada em Portugal há alguns anos a sua prevenção é importante pois a exposição ao vírus pode causar danos e alterações neurológicas e, consequentemente, a morte do seu portador.
  • Doenças provocadas por bactérias: as doenças provocadas por bactérias provocam sintomas muito variados, mas a febre e prostração são encontrados frequentemente. As bactérias mais comuns de serem transmitidas pelo cão são: a Leptospirose (doença que provoca dano renal, a sua transmissão é por contacto com a urina infetada); Capnocytophaga canumorsus é uma bactéria encontrada na boca dos nossos cães, principalmente cachorros.

  Prevenir é o melhor remédio:

Muitas das doenças, anteriormente descritas, são facilmente prevenidas:

  • Plano vacinal em dia – além da vacina da Raiva ser obrigatória por lei, o protocolo vacinal não obrigatório previne algumas das doenças anteriormente descritas, como a Leptospirose;
  • Desparasitação regular contra endoparasitas (interna) e ectoparasitas (externa);
  • Limpeza regular e adequada dos locais onde o seu cão está regularmente;
  • Proteção adequada na limpeza das fezes com luvas ou saco de plástico;
  • Higiene do nosso cão, limpeza das patas, ouvidos, higiene oral e banhos podem ajudar a prevenir algumas doenças;
  • Lave as mãos depois de brincar com o seu cão e nunca o deixe lamber as suas feridas.

Maria Beatriz Mariano

Médica Veterinária

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar