Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Doença de Lyme nos cães

Sabia que as carraças podem transmitir doenças? Conheça sucintamente esta doença infeciosa dos cães causada por um tipo de bactérias.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Transmissão

A bactéria Borrelia burgdorferi é transmitida através da picada de um determinado género de carraças – Ixodes. Este género de carraças são uma das três mais frequentes em Portugal. Para que a transmissão ocorra, é necessário que a carraça esteja infectada com a bactéria e que permaneça em contacto com o animal durante pelo menos cerca de 50 horas.

Sintomas nos cães

A maioria dos cães infectados nunca desenvolve sintomas da doença. Os sintomas mais comuns incluem:

  • Poliartrite (inflamação de várias articulações) – edema (inchaço) nas articulações e claudicação (o animal coxeia derivado à dor);
  • Febre;
  • Diminuição ou perda do apetite.

Em casos mais raros pode, também, surgir alterações de comportamento, convulsões, alterações renais e cardíacas.

Diagnóstico

Cães que tenham sido expostos a carraças e que apresentem claudicação, febre e alteração do apetite deverão ser considerados casos suspeitos desta doença. O diagnóstico pode ser feito através de:

  • Análise do líquido sinovial (líquido das cavidades articulares) – apresenta sinais de inflamação;
  • Teste positivo de anticorpos anti-Borrelia burgdorferi;
  • Testes negativos a outras doenças causadas pela picada de carraças;
  • Resposta positiva ao tratamento com determinados antibióticos.

Tratamento

O tratamento de eleição é feito através da administração de antibióticos específicos, durante pelo menos 4 semanas. Nos casos de doença aguda, será expectável uma notória melhoria em 2 ou 3 dias de tratamento. O tempo mínimo de tratamento é extremamente importante que seja respeitado, de forma a garantir que a bactéria é eliminada e não se torne uma doença crónica.

Medidas de prevenção

  • Desparasitantes externos repelentes das carraças – existem no mercado sob a forma de spot-on (pipeta) para aplicação tópica e coleira;
  • Vacina – usualmente apenas se justifica em animais com maior risco de serem picados por carraças, nomeadamente cães de caça.

 

Sílvia Honrado

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta