Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Doença da carraça: como prevenir e tratar?

A doença da carraça ou babesiose é uma patologia causada pelo parasita protozoário Babesia canis que leva a anemia, através da destruição dos glóbulos vermelhos.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que é esta doença?

A febre da carraça corresponde a um conjunto de doenças semelhantes causadas por diferentes agentes infeciosos (bactérias e protozoários) do sangue, e que também podem afetar o ser Humano.

Afeta cães de todas as idades, tanto cachorros mais jovens como cães adultos. O principal fator de risco é a falta de desparasitação.

Como se transmite?

É transmitida através da picada da carraça Rhipicephalus sanguineus, momento no qual o parasita passa para a corrente sanguínea do cão onde invade os glóbulos vermelhos e se multiplica, levando à lise (destruição) dos mesmos.

Quais os sintomas?

As manifestações clínicas variam de doença subclínica, hiperaguda, aguda e crónica:

  • Forma subclínica: Sintomas muito subtis, raramente são detetados.
  • Forma hiperaguda: Choque, hipotermia (temperatura corporal abaixo da temperatura normal), hipoxia (falta de oxigénio); ocorre em animais imunodeprimidos ou muito jovens.
  • Forma aguda: Anemia, perda de apetite, fraqueza, mucosas pálidas ou ictéricas (amarelas), febre, hematúria (presença de sangue na urina), esplenomegalia (baço aumentado de tamanho).
  • Forma crónica: Perda de peso, fraqueza, cansaço, perda de apetite e febre intermitente.

Como se diagnostica?

Através da visualização do protozoário no interior dos glóbulos vermelhos recorrendo a um esfregaço de sangue. Também é possível o diagnóstico a partir de uma serologia (exame laboratorial que deteta anticorpos produzidos pelo próprio organismo por exposição à doença).

Qual é o tratamento?

As medicações mais utilizadas para o tratamento desta patologia são o dipropionato de imidocarb e a doxiciclina. Ambos têm de ser prescritos por um Médico Veterinário após o diagnóstico.

Como prevenir?

A melhor forma de prevenir o aparecimento desta patologia é prevenir o contacto com os parasitas que a transmitem: as carraçasÉ aconselhado manter a desparasitação externa atualizada, recorrendo ao uso de coleiras antiparasitárias, pipetas, comprimidos desparasitantes, e manter sempre limpo o ambiente em que o cão se encontra.

Rita Moita Ferreira

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta