Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Desinfetar uma ferida no seu cão: que produtos pode e não pode usar

Alguma vez o seu cão se magoou e não sabia como podia desinfetar a sua ferida? Aprenda aqui como fazê-lo!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Quer sejam cachorros ou adultos os cães são animais extremamente brincalhões. Por isso, alguns imprevistos podem acontecer, como as feridas! Por isso é bom saber o que pode ou não usar para desinfetar uma ferida no seu cão.

Se o seu cão tiver uma ferida deve perceber o que a causou e falar com o seu médico veterinário, uma vez que pode ser necessária consulta.

Que produtos posso usar para desinfetar uma ferida de um cão?

Em casa temos alguns produtos que usamos frequentemente quando mas, nem todos podem ser usados para desinfetar uma ferida no seu cão.

  • Betadine: muito utilizada durante anos, este produto tem efeito anti-séptico e desinfetante. Pode ser utilizado nas feridas mas sempre diluído (numa proporção de 1:1). Desvantagem: cora o pêlo e a pele.
  • Clorexidina: tem ação anti-microbiana e anti-séptica, sendo bastante eficaz no controlo da proliferação bacteriana. Existe em diversas formulações (spray, líquido) e diluições. Em meio hospitalar é o produto de eleição para desinfeção de feridas.
  • Soro fisiológico: pode ser utilizado com segurança na limpeza de feridas em qualquer zona do corpo.
  • Álcool: não deve ser utilizado! É um agente bastante agressivo para a pele e mucosas, causando muito desconforto ao animal quando aplicado.
  • Água oxigenada: pode ser utilizada para parar pequenas hemorragias, contudo não deve ser opção na desinfeção de feridas pois danifica os tecidos.

Todos estes produtos, à excepção do soro fisiológico, não devem ser usados em feridas junto dos olhos ou boca, sem aconselhamento do seu médico veterinário.

Posso usar algodão na desinfeção?

Não deve usar algodão nestes casos mas sim compressas, preferencialmente esterilizadas.

Nem todas as lesões podem ser curadas em casa. Lembre-se que o ideal é consultar o seu Médico Veterinário habitual sempre que o seu melhor amigo de 4 patas se magoar!

Ana Matias

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta