Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Dermatite das pregas nasais do Pug e do Bulldog Francês

Os Bulldog e os Pug são braquicéfalos, e devido à conformação do focinho, acabam por criar as chamadas ‘pregas de pele’, predispostas a dermatites.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que é a dermatite das pregas nasais?

É uma inflamação que surge na zona das pregas, muitas vezes entre elas (na zona das dobras). A zona das pregas acaba por ter um arejamento deficiente e o contacto constante entre ambas provoca lesão e eritema (vermelhidão). Pode surgir infeção secundária com bactérias, com mau odor associado e com presença de pústulas. Em certos casos, pode também haver prurido (comichão) na zona.

Porque é que os Bulldog e os Pug têm pregas nasais?

Graças à conformação braquicéfala, a quantidade de pele à volta da zona nasal e no focinho acaba por não ter espaço para se manter esticada, formando pregas. Para além de poderem inflamar (graças ao constante contacto entre elas e à falta de arejamento da zona), se estiverem em contacto com os olhos, podem mesmo provocar úlceras de córnea.

Como evitar a dermatite das pregas?

Em casos mais graves, em que é impossível manter as pregas limpas apenas com tratamento médico preventivo, pode ter que ser realizada uma reconstrução cirúrgica, de forma a manter a pele da zona saudável.

Contudo, na maioria dos casos, a dermatite pode evitar-se através de uma limpeza regular das pregas. Deve limpar as pregas com toalhitas próprias para o efeito, diariamente ou pelo menos 2x/semana. Em casos em que a dermatite já está instalada (a pele vermelha, com ou sem infeção associada), pode ser necessária a limpeza com toalhitas antibacterianas e antifúngicas e, em casos mais graves, a toma de medicação oral para controlar a inflamação, infeção e prurido (comichão).

A alimentação pode ajudar nestes casos?

Diretamente não, porque o problema surge por uma alteração conformacional. No entanto, as rações de salmão ou óleo de salmão em suplemento, podem ser uma mais valia.

A adição de óleo de salmão à ração pode também auxiliar nesta e noutras questões de pele, muito comuns em cães de raça Bulldog Inglês, Bulldog Francês e Pug.

Daniela Leal

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta