• Veterinário
  • Alimentação
  • Sobre nós
  • Loja
BlogSaúde

Cuidados a ter após a esterilização

A esterilização é a remoção do útero e dos ovários, tendo várias vantagens na saúde. Saiba os cuidados que deve ter após a esterilização.

Sara Alves

Sara Alves

Veterinária
3 min de leitura
Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

O melhor para o seu cão

Sabia que o seu cão pode ter uma ração à medida dele?

-25%

na 1ª encomenda
SABER MAIS
SABER MAIS

A esterilização é uma cirurgia que consiste na remoção do útero e ovários. Em alguns países faz-se apenas remoção dos ovários. A cirurgia pode ser “convencional” fazendo uma incisão na barriga ou por laparoscopia. Traz várias vantagens para a saúde como a prevenção de infeções de útero, possibilidade de prevenção de tumores de mama, entre outros. A idade aconselhada para a castração não é consensual e divide opiniões entre os veterinários. Apesar de ser uma cirurgia relativamente simples, os cuidados a ter após a esterilização devem ser conhecidos pelos donos.

Quando chega a casa

Após a cirurgia, é natural que a sua patuda esteja mais apática que o habitual. A cirurgia causa sempre uma mudança na vida do seu animal. Dê-lhe tempo para que se adapte. Nesta fase, é importante mima-la e preparar um local confortável onde possa descansar.

Alimentação e água

Durante o período de recuperação, não se pretende que a sua cadelinha faça dieta, contudo, um aumento excessivo de peso também pode ser prejudicial. É importante ter em conta a qualidade da alimentação, em detrimento da quantidade. Uma dieta adequada para animais esterilizados terá menor teor de gordura, menos kilocalorias e mais fibra para evitar que as cadelinhas ganhem peso na sequência da cirurgia, pois ocorre uma diminuição do metabolismo basal.

A água deve estar sempre à disposição.

Controlo da dor

Para controlo de dor, geralmente são prescritos anti inflamatórios não esteróides. Na maior parte dos casos, esta medicação é suficiente para deixar a sua patuda confortável. Um dos efeitos secundários desta medicação é irritação do estômago, por isso, deve sempre ser feita a medicação após a sua cadelinha ter comido.

Hábitos de Higiene

A sua patuda terá uma sutura que deve ser mantida limpa. Idealmente, deve fazer a desinfeção dos pontos, uma a duas vezes por dia, com um produto adequado (clorhexidina, solução iodada, entre outros). Os pontos podem ser absorvíveis ou pode ser necessária a sua remoção ao fim de 10 a 12 dias. Deve seguir a recomendação do seu médico veterinário, que pode preferir ver a sua cadela mais vezes e ser ele a fazer a limpeza.

Deve ainda evitar que a sua cadelinha lamba a sutura, através do uso de colar isabelino ou roupa cirúrgica: este é um dos mais importantes cuidados a ter após a esterilização.

Nível de atividade

Durante os primeiros 10 dias após a cirurgia, é recomendável limitar o exercício físico da sua cadelinha, para não haver problemas na cicatrização dos pontos. Os passeios devem ser curtos e sempre à trela, para evitar que a sua patuda corra ou salte em excesso. Após a remoção dos pontos, a sua patuda pode voltar às rotinas habituais.

Sara Alves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

O melhor para o seu cão

Alimentação saudável entregue à sua porta

A Barkyn entrega ração adaptada às necessidades do seu cão acompanhamento de um veterinário dedicado. Simule agora!

Começar agora
25%
desconto na 1ª encomenda
Alimentação saudável entregue à sua porta

© Barkyn, Lda. NIF: 514259426 - Love for your dog 2021

VisaCard Icon
MasterCard Icon
  • Ajuda
  • Emprego
  • Privacidade
  • Loja