Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Como medir a frequência cardíaca do meu cão?

Pode ser uma curiosidade ou ser mesmo necessário medir a frequência cardíaca do seu cão. Saiba como fazê-lo.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A frequência cardíaca corresponde ao número de batimentos cardíacos que ocorrem por minuto. O ritmo cardíaco é gerado no coração mas pode medir-se através de palpitações sentidas, ao toque, na zona torácica onde, internamente, se situa o coração.

Como medir a frequência cardíaca do seu cão:

  • Aproxime-se do seu cão;
  • Coloque a mão na região esquerda do tórax, atrás do membro anterior esquerdo do cão;
  • Conte o número de palpitações em 15 segundos e multiplique por 4.

Para sentir o pulso do seu cão:

  • Aproxime-se do seu cão;
  • Coloque a mão na zona interior do membro posterior esquerdo do cão, perto da virilha. Irá sentir um batimento ritmado com o batimento cardíaco, que deve ser forte. Poderá contar os batimentos/pulsação por  minuto da forma descrita anteriormente.

Alguns cuidados para medir a frequência cardíaca do seu cão:

  • Não incomode o seu cão antes de medir a frequência cardíaca. Quanto mais agitado ou nervoso, maior será a frequência cardíaca e menos exata será a medição;
  • Certifique-se que o seu cão está numa posição que lhe permita sentir o batimento do coração;
  • Será mais fácil mas menos preciso contar o número de batimentos cardíacos por 15 segundos e depois multiplicá-lo por 4 (correspondente a 60s) em vez de contar durante 60 segundos. Se conseguir conte ao longo dos 60 segundos;
  • A frequência cardíaca será mais elevada aquando do exercício ou agitação e menor quando em repouso (tenha isto em consideração quando retirar conclusões após efetuar as medições);
  • Idealmente, a frequência cardíaca será igual quer seja medida na zona perto da axila ou através da pulsação. Por isso, meça da forma que for mais confortável tanto para si como para o seu cão.

Qual a frequência cardíaca normal dos cães?

Depende! Cães de pequeno porte têm frequências cardíacas maiores, enquanto cães de grande porte terão frequências cardíacas menores.

A frequência cardíaca mede-se em bpm (batimentos por minuto) e os valores considerados normais são entre 70 e 120 bpm. Se as suas medições registarem um valor significativamente maior ou menor que estes valores, consulte um médico veterinário.

Daniela Leal
Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta