Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Como limpar os olhos do seu cão

Os olhos do seu cão, tal como o seu pelo, unhas ou orelhas, requerem cuidados de limpeza. Fique a conhecer como pode realizar este tipo de higiene e manter os olhinhos da sua mascote o mais saudáveis possível! 🙂

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Tal como os humanos, os cães produzem lágrimas de forma regular. Estas podem secar e formar crostas ou remelas. Por outro lado, como estão sempre a farejar tudo trazem sujidade agarrada à face.

Em cães de pelo claro, junto aos olhos, o pelo pode ainda ficar oxidado com uma cor alaranjada, devido ao escorrimento da lágrima.

Como os nossos patudos não se conseguem limpar eficazmente, estes detritos acumulam-se à volta dos olhos e no pelo circundante. Assim, é importante que os donos tenham uma rotina de higiene ocular. Fique a saber como deve fazê-lo!

Como fazer a limpeza dos olhos:

  • Deve habituar o seu cão desde cedo à manipulação e limpeza dos olhos. Tal como para cortar as unhas ou limpar os ouvidos, tudo é uma questão de hábito.
  • A frequência da limpeza depende de cada animal e da quantidade de detritos que acumula. Pode optar por fazê-la 2 a 3 vezes por semana. Em raças particulares (como Bulldog Francês) com olhos bastantes expostos ou com grande produção de remela, poderá realizar a limpeza diariamente.

Encontre aqui ração personalizada para Bulldog Francês.

  • Comece por passar uma compressa humedecida com soro fisiológico à temperatura ambiente (evitar temperaturas extremas) em torno dos olhos do seu cão e de forma suave. Lembre-se de realizar este procedimento de forma calma, para ele não se assustar.
  • Segurando com dois dedos nas pálpebras, pode ainda deixar cair diretamente sobre os olhos umas gotas de soro fisiológico. Isto poderá facilitar a eliminação de detritos que se encontrem no interior das pálpebras.
  • Pode ainda recorrer a produtos próprios que se encontram disponíveis no mercado. Existem também soluções de limpeza específicas para os casos do pelo tingido pela lágrima.
  • Nunca esfregue os olhos do seu cão. Faça pequenos movimentos suaves, unidirecionais, de dentro para fora.
  • Além de compressas, pode utilizar uma bolinha de algodão ou um pano macio.
  • Utilize sempre compressas diferentes entre os dois olhos, evitando assim a passagem de possíveis bactérias de um olho para o outro.
  • Evite o excesso de líquido na compressa, para impedir que o rosto do seu cão fique demasiado molhado.
  • Se verificar que as zonas que limpou apresentam excesso de humidade, tente secar o excedente com uma compressa seca ou um pano macio e seco.
  • Evite usar guardanapos ou tecidos que se possam rasgar.
  • Se preferir usar toalhitas, deve ter em atenção a sua composição. Estas devem ser próprias para cães, para que o seu pH e a sua composição sejam adaptados às características da pele do seu animal.
  • Evite os champôs junto aos olhos, já que estes podem causar alguma irritação.
  • Para facilitar a higiene, pode manter os pelos em torno dos olhos do seu cão aparados para diminuir a acumulação de detritos.

Se o seu cão apresenta diariamente uma acumulação excessiva de lágrima ou crostas, ou se começa a ficar com o pelo alaranjado tingido pela lágrima, é importante visitar o seu Médico Veterinário, já que isto pode ser secundário a uma causa patológica(como úlcera da córnea).

Ana Alves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta