Como cuidar do pêlo do Golden Retriever?

Saúde

O pêlo do Golden Retriever, por ser comprido e dourado, necessita de cuidados especiais para se manter saudável e brilhante.

cão

É importante cuidar da pele para que o pêlo possa ficar brilhante?

Sim. Como o folículo piloso nasce da pele, quanto mais nutrida e íntegra estiver a barreira cutânea, mais forte, saudável e brilhante vai ser o pêlo.

 

Os cães da raça Golden Retriever libertam muito pêlo?

Os Golden Retriever têm um pêlo muito longo e, normalmente, a queda de pelo em cães de pêlo longo não é tão exuberante como em cães de pêlo mais curto. Contudo, se houver muito pêlo morto acumulado, a queda aumenta significativamente.

 

Como posso saber se a quantidade de pêlo que cai ao meu cão é normal?

Toda a queda de pêlo que esteja associada a alopécias (falha de pêlo), eritemas (pele vermelha) ou seborreia (caspa em excesso) é considerada anormal.
Nesses casos o melhor será consultar um veterinário. A alopécia pode indicar problemas endócrinos, fúngicos, entre outros.

 

A queda de pêlo depende das alturas do ano?

Sim. A queda de pêlo é mais intensa na mudança de estação. A “mudança de pêlo” ocorre como um mecanismo fisiológico importante que permite aos cães adaptarem o tipo de pêlo à temperatura ambiente (na primavera o pêlo fica mais fino e no outono fica mais denso). A queda e troca de pêlo podem também ser influenciadas pela quantidade de luz solar recebida.

 

Que medidas deve adotar para deixar o pelo brilhante e a pele nutrida?

Maneio higiénico

  1. Escovagem regular em casa (várias vezes por semana);
  2. Banhos regulares (pelo menos 1x/mês) com um champô hidratante (por exemplo: WeSkin® champô Fisiológico, com cheiro a coco);
  3. Secagem do pelo com secador e escovagem após o banho, em casa;
  4. Banho e secagem num “VetSpa”, pelo menos 4x/ano (a utilização de secagem com secadores específicos ajuda bastante à remoção do pelo morto);
  5. Tosquia (pode ser feita tosquia higiénica, que ajuda a diminuir a queda de pelo, mantendo o pelo comprido característico da raça).

Maneio Alimentar

  1. Ração de boa qualidade nutricional, com proteína facilmente digestível, rica em ácidos-gordos ómega 3 e 6, vitamina A, vitamina E e zinco;
  2. Suplementação da ração com cápsulas de ácidos-gordos essenciais (EPA e DHA).

Confira algumas opções alimentares que contam com uma suplementação de ácidos-gordos: Essence, Taste of the Wild Salmão, Lupi Puppy Chicken, Natura Diet Daily Food.

 

Veja neste artigo com que frequência deve dar banho ao seu patudo.

 

Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia

 

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar