Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Como cuidar do pêlo do Golden Retriever?

O pêlo do Golden Retriever, por ser comprido e dourado, necessita de cuidados especiais para se manter saudável e brilhante.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

É importante cuidar da pele para que o pêlo possa ficar brilhante?

Sim. Como o folículo piloso nasce da pele, quanto mais nutrida e íntegra estiver a barreira cutânea, mais forte, saudável e brilhante vai ser o pêlo.

Os cães da raça Golden Retriever libertam muito pêlo?

Os Golden Retriever têm um pêlo muito longo e, normalmente, a queda de pelo em cães de pêlo longo não é tão exuberante como em cães de pêlo mais curto. Contudo, se houver muito pêlo morto acumulado, a queda aumenta significativamente.

Como posso saber se a quantidade de pêlo que cai ao meu cão é normal?

Toda a queda de pêlo que esteja associada a alopécias (falha de pêlo), eritemas (pele vermelha) ou seborreia (caspa em excesso) é considerada anormal.
Nesses casos o melhor será consultar um Médico Veterinário. A alopécia pode indicar problemas endócrinos, fúngicos, entre outros.

A queda de pêlo depende das alturas do ano?

Sim. A queda de pêlo é mais intensa na mudança de estação. A “mudança de pêlo” ocorre como um mecanismo fisiológico importante que permite aos cães adaptarem o tipo de pêlo à temperatura ambiente (na primavera o pêlo fica mais fino e no outono fica mais denso). A queda e troca de pêlo podem também ser influenciadas pela quantidade de luz solar recebida.

Que medidas deve adotar para deixar o pelo brilhante e a pele nutrida?

Maneio higiénico

  1. Escovagem regular em casa (várias vezes por semana);
  2. Banhos regulares (pelo menos 1x/mês) com um champô hidratante (por exemplo: WeSkin® champô Fisiológico, com cheiro a coco);
  3. Secagem do pelo com secador e escovagem após o banho, em casa;
  4. Banho e secagem num “VetSpa”, pelo menos 4x/ano (a utilização de secagem com secadores específicos ajuda bastante à remoção do pelo morto);
  5. Tosquia (pode ser feita tosquia higiénica, que ajuda a diminuir a queda de pelo, mantendo o pelo comprido característico da raça).

Maneio Alimentar

  1. Ração de boa qualidade nutricional, com proteína facilmente digestível, rica em ácidos-gordos ómega 3 e 6, vitamina A, vitamina E e zinco;
  2. Suplementação da ração com ácidos-gordos essenciais (EPA e DHA).
  3. Pode utilizar o óleo de salmão Barkyn como fonte de ómegas!

Veja neste artigo com que frequência deve dar banho ao seu patudo.

Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta