Com que frequência devo desparasitar o meu cão?

Saúde

Desparasitação interna, desparasitação externa…. Para que este assunto fique claro e para que o seu patudo viva livre de parasitas, leia este artigo até ao fim.

Desparasitação interna Vs Desparasitação externa

A desparasitação interna diz respeito a um fármaco que atua sobre endoparasitas (vivem no interior do animal), como por exemplo, as lombrigas. Por outro lado, a desparasitação externa está relacionada com um fármaco que atua sobre ectoparasitas (vivem no exterior do animal), tais como pulgas, carraças e ácaros.

Esquema de desparasitação interna

Os cachorros devem ser desparasitados pela primeira vez aos 15 dias de vida. Inicialmente, a desparasitação interna deve ser repetida de 15 em 15 dias até aos 3 meses de idade. A partir daí, deve ser mensal até aos 6 meses de idade. Em adulto, o protocolo de desparasitação interna deve ser adequado ao estilo de vida do animal (indoor Vs outdoor), havendo protocolos de mais rigorosos (a cada 3 meses) e outros nos quais a desparasitação é feita de forma menos frequente (a cada 6 meses).

É importante realçar o facto de que a desparasitação interna não tem efeito residual, ou seja, se houver colonização de parasitas depois da desparasitação ter sido realizada, o animal ficará parasitado e será necessário repetir a desparasitação interna.

A desparasitação interna pode ser feita através de comprimidos ou spot on, tendo sempre que ser adequados ao peso e idade do animal.

Esquema de desparasitação externa

Relativamente à desparasitação externa, recomenda-se que a primeira seja feita a partir do primeiro mês de vida. Se for necessário realizar a desparasitação externa a animais mais jovens, devem ser utilizados sprays adequados para isso.

A frequência com que deve ser realizada, vai depender do produto que utilizar. Existem atualmente no mercado produtos que duram 4 semanas (spot on, comprimido), 12 semanas (comprimido), 16 semanas (coleira) e até 8 meses (coleira). Deve aconselhar-se junto do seu medico veterinário relativamente a qual o produto mais adequado para o seu patudo.

Sara Alves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

 

Planos Barkyn

Crie o seu plano personalizado Barkyn e descubra uma nova felicidade!

Começar