Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Cistite canina

Cistite canina é um termo médico que se refere à inflamação da parede da bexiga. Existem várias causas possíveis e vários sinais que podem indicar que o seu animal sofre desta patologia. Não perca este artigo para saber quais os sinais de alerta e atuar o mais rapidamente possível!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que é?

Cistite consiste na inflamação da parede da bexiga, que pode ser provocada por variadas causas.

Quais as causas mais comuns de cistite canina?

Existem várias causas de cistite, sendo as mais comuns as seguintes:

  • Infecção urinária;
  • Cristais na urina;
  • Cálculos urinários;
  • Neoplasias;
  • Alterações congénitas.

 

Quais os sinais mais comuns de cistite?

Quando um animal padece desta patologia, são vários os sinais clínicos que podem surgir, nomeadamente, hematúria (sangue na urina), disúria (dor a urinar) e polaquiúria (aumento na frequência de micções). Em algumas situações, os animais podem também urinar em locais que não era frequente e evidenciar algum grau de prostração.

 

Como é feito o diagnóstico de cistite?

O meio preferencial de diagnóstico desta patologia é a ecografia que revela alterações na parede da bexiga, como espessamento ou irregularidade da mesma. Pode ainda permitir identificar cálculos ou neoplasias. Outros métodos úteis são as radiografias (simples e contrastadas), que permitem identificar causas como cálculos radiopacos e defeitos na parede da bexiga e a urianálise completa. Esta última, permite identificar causas como infecções urinárias (através da cultura bacteriana) e cristais na urina.

 

Como é feito o tratamento da cistite?

O tratamento desta patologia depende sempre do tratamento da causa subjacente. Pode incluir antibióticos, anti-inflamatórios, suplementos para a parede da bexiga, rações de dissolução dos cristais ou até cirurgia.

 

Neste momento já sabe quais os sinais a que deve estar mais atento e qualquer sinal similar aos referidos que note no seu patudo, deve contactar o seu Médico Veterinário habitual! 🙂

 

Ana Cláudia Gonçalves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

 

 

 

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta